-
Arquitetos: Pedro Henrique
- Área: 340 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:José Campos
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa situa-se em Arrifana, uma pequena vila que dista apenas quatro quilômetros da sede de concelho de Santa Maria da Feira, mas que mantêm ainda fortes características rurais onde a linha do Vouga insiste em passear.
O projeto desenvolve-se num lote caracterizado pela sua forma triangular, com uma topografia pouco acidentada, exercendo uma relação superior com os terrenos próximos assim como com o nível da rua, permitindo estender o nosso olhar no horizonte.
A inserção do edifício no terreno, ocupa boa parte do mesmo, mantendo assim a mesma forma triangular. O volume arquitetônico permite uma variedade de perspectivas, onde se sobressai o piso superior pela sua articulação com o piso inferior.
As fachadas do edifício tiveram todas o mesmo tratamento, um volume branco, onde os vazios dão forma e ajudam a controlar a entrada de luz natural, projetando ainda, um interessante jogo de sombras.
O interior da casa é resolvido com uma leitura simples, a cor branca nas paredes, tetos, carpintarias e a madeira no pavimento, permitem criar um ambiente confortável onde se valoriza a homogeneidade.