-
Arquitetos: Byrne Architects
- Área: 377 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Shannon McGrath
Descrição enviada pela equipe de projeto. Aireys Inlet é uma pequena vila costeira conhecida e amada por seu caráter informal tranquilo, um contraponto ao desenvolvimento de maior densidade que acontece ao longo da costa de Torquay. Para este projeto tivemos a sorte de contar com um terreno alto sobre a linha do penhasco com vistas espetaculares ao famoso Faro de Aireys, Lorne e o oceano mais distante.
A casa tem essencialmente três níveis, ainda que ambos os pavimentos, o térreo e superior, sejam divididos para aproveitar as vistas e se conectarem novamente com a paisagem. O subsolo abriga uma garagem para três carros, oficina e adega. Há três dormitórios no térreo, junto com um dormitório principal, uma sala de jantar e uma cozinha no primeiro pavimento.
O conceito central são ideias de fluidez e exploração. Entre a casa e o alto do penhasco que cai ao oceano há areia e pistas de terra, uma raridade ao longo do litoral. As trilhas que sobem o penhasco, se dobram e em algumas ocasiões se abrem para mostrar lindas praias ocultas. Nosso objetivo nesta casa era emular este entorno fluído e permeável. Não há parte frontal ou posterior, e a casa é acessada em distintos níveis. A paisagem flui e continua ao redor da casa.
Enquanto no nível do solo há um sentido de continuidade, a estrutura principal da casa está no alto do terreno. A cunha forma barricadas no edifício e jardim, protegendo dos fortes ventos do sul, ao mesmo tempo que marca vistas ao oceano. O interior dos dormitórios é preenchido por luz natural. O revestimento natural de Ironbark de cor vermelha continua sobre as paredes internas. Os ambientes são informais e acolhedores, como deveria ser uma casa de praia.
Publicado originalmente em 17 de maio de 2015.