![](https://images.adsttc.com/media/images/552e/8697/e58e/cebf/5400/02ed/large_jpg/PORTADA_Plaza19Abril_Plan-4.jpg?1429112456)
- Área: 11345 m²
- Ano: 2012
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Fotografias:Pablo Blanco
![](https://images.adsttc.com/media/images/552d/dbca/e58e/cebf/5400/0298/large_jpg/Plaza19Abril_Plan-11.jpg?1429068729)
Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta urbana busca dar continuidade a uma imagem coerente do setor, resgatando as atividades próprias do lugar e dando sentido a uma nova forma de habitar a cidade e os espaços públicos, relacionando o solo com o subsolo, numa "relação vertical".
![](https://images.adsttc.com/media/images/552e/85e8/e58e/ceb8/7d00/0064/large_jpg/Plaza19Abril_Plan-3.jpg?1429112284)
A integração comercial e cultural permite que os pedestres e veículos convivam num espaço público harmônico com a presença do edifício Consistorial, como elemento rodeado pela Praça Ñuñoa e o Boulevard da Praça 19 de Abril, como um novo espaço.
![](https://images.adsttc.com/media/images/552e/86e6/e58e/cebf/5400/02ef/large_jpg/Corte_Longitudinal.jpg?1429112540)
Foram incorporadas ao projeto as calçadas e áreas pedonais da rua Jorge Washington a partir da 19 de Abril até a Irarrázaval e a partir desta até a Dublé Almeyda.
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Recuperar o espaço público
A Praça no Subsolo finalmente é o elemento central, gera uma fonte de atividade permanente, diária e noturna, de serviço e turismo que potencializa e renova o setor. Foi criado um espaço público no novo plano (subsolo), recuperando uma área destinada a estacionamentos e incorporando a edificação sem afetar o espaço cívico, no mesmo lugar de dois planos distintos, ambos os usos permanecem.
![](https://images.adsttc.com/media/images/552e/8639/e58e/ceb8/7d00/0066/large_jpg/Plaza19Abril_Plan-7.jpg?1429112366)
Zoneamento
O edifício é desenvolvido em quatro níveis subterrâneos, um primeiro nível para o comércio da praça, junto com outros três níveis de estacionamentos que no total possuem 305 vagas.
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A Praça no Subsolo é conectada por escadas abertas até o espaço superior, favorecendo o acesso livre do público a uma área de permanência. A partir deste espaço também se acessa as circulações verticais para os níveis do estacionamento.
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Estrutura
É considerada uma estrutura de concreto armado tradicional baseada em muros e pilares, onde as lajes atuam como um diafragma rígido permitindo o uso de menos pilares. Foi executado um sistema de capitéis sobre os pilares, obtendo uma estrutura de suporte sem vigas interiores, criando espaços internos abertos e com uma altura menor entre os pavimentos, o que favorece o desenvolvimento de rampas.
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