Aileen Sage e Michelle Tabet foram escolhidos como diretores criativos do Pavilhão da Austrália na Bienal de Veneza 2016. Selecionados pelo Comitê da Bienal do Australian Institute of Architects, a proposta da dupla, intitulada "The Pool", será a primeira exposição de arquitetura a ocupar o recém-inaugurado pavilhão de Denton Corker Marshall.
Uma instalação multissensorial, "The Pool" utilizará luzes, fragrâncias, sons, reflexos e ilusões de percepção para mostrar algumas das mais impressionantes piscinas naturais e artificiais da Austrália. Com isso, a dupla espera explorar a tipologia única da piscina australiana, descrita pelos diretores como "um elementos arquitetônico essencial, uma memória e também um lugar... um espaço social e democrático caracteristicamente australiano - um grande nivelador de diferenças."
O Comitê da Bienal de Veneza elogiou a proposta, comentando seu "interesse incisivo nas conexões entre paisagem, cultura e arquitetura observadas através do foco de uma tipologia arquitetônica a paisagística singular."
A proposta australiana assume uma abordagem transdisciplinar, empregando uma variedade de habilidades e conhecimentos técnicos para gerar e apresentar novas leituras da piscina como uma forma arquitetônica.
Com abertura marcada para este mês, o Pavilhão da Austrália é o primeiro a ser construído no Giardini desde a virada do século.