Recentemente, COSMO iniciou sua missão de filtrar mais de 42 mil galões de água em Nova Iorque durante o festival MoMA PS1's Summer Warm Up. 16ª instalação construída como parte do programa anual Young Architect's Program (YAP), COSMO é um purificador de água portátil projetado por Andrés Jaque / Office for Political Innovation para combater a crise de água potável no mundo e, ao mesmo tempo, servir de cenário para as festas do PS1.
Assista a uma entrevista com Jaque, a seguir.
Indo além das exigências do YAP de proporcionar sombra para o público do festival, COSMO combina brincadeira e política de modo a despertar a consciência e ilustrar como a infraestrutura pode se beneficiar da arquitetura.
"Lazer é uma oportunidade para a arquitetura; lazer não é desengajamento, mas uma celebração que também pode engajar pessoas na política", comentou Jaque ao New York Times. "COSMO é um modo de tornar muito público e transparente o que considero a coisa mais interessante na arquitetura agora. Foi realmente bonito possibilitar a criação de um projeto com água, assim alcançamos mais pessoas e, então, nos tornamos algo como uma ferramenta política."
COSMO permanecerá aberto ao público até o dia 7 de setembro no MoMA PS1. Acompanhe seu processo no COSMO app e saiba mais sobre o projeto em cosmomomaps1.com.
MoMA PS1 YAP 2015 - COSMO / Andrés Jaque / Office for Political Innovation