-
Arquitetos: Obra Arquitetos
- Área: 1187 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Nelson Kon
-
Fabricantes: Arteal, proassp
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em um terreno com um grande número de árvores nativas a serem preservadas e inclinação média de 30%, a implantação do projeto sugere um intenso diálogo com a topografia e vegetação existentes.
Considerando a área construída de 1187,60m², sugerida pelo cliente e necessária abrigar todo o programa, procurou-se elaborar um projeto onde as pessoas pudessem ter contatos visuais diretos, mesmo estando em diversos ambientes e níveis da casa. Desta forma evita-se o isolamento e favorece o encontro dos seus moradores com maior objetividade.
O programa foi disposto de forma que os espaços coletivos, estar, trabalho e cozinha, tivessem uma relação com a paisagem de maior dimensão, vistas abrangentes e maior intensidade de luz. Os quartos e ambientes mais íntimos foram posicionados abaixo da copa das árvores, formando um pátio com troncos de árvores.
A casa foi projetada em estrutura mista. Muros de contenção em concreto armado e 2 empenas também em concreto servem para ajuste de algumas cotas do terreno e ancoragem para a estrutura metálica, içada sobre as árvores.
A sala possui um vão livre de 24 metros, vencida com 2 vigas metálicas com alma de 1,50m e apoiadas em 4 consoles em forma de nervuras na empena. Uma dessas vigas suporta o mezanino atirantado. Considerou-se essa alternativa após a análise estrutural de que o peso próprio e carregamento das vigas eram bem maiores que a solicitação de carga do mezanino. Prova disso é que as duas vigas foram executadas com mesma contra-flexa (25 mm).
Nota: Este projeto foi originalmente publicado em Agosto 04, 2015