- Ano: 2014
-
Fotografias:Ben Rahn / A-Frame Inc., Steve Tsai
-
Fabricantes: Louis Poulsen
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em um terreno estreito em um bairro arborizado, a Casa Contraponto é uma casa cheia de luz para uma família de quatro pessoas. Depois de imigrar da Europa para Toronto, a família procurou extensivamente, mas não conseguiu encontrar uma casa que os agradasse.
Então contactaram o arquiteto Paul Raff, e discutiram os itens de uma casa perfeita: aberta, espaços de estar interconectados com uma forte conexão com o jardim, as árvores e o céu. Os clientes queriam uma casa que melhoraria a experiência de uma família que trabalha, estuda, toca música, cozinha e come juntos.
Seu desejo por uma casa projetada para a vida familiar resultou na forma compacta sob medida da Casa Contraponto. Suas funções e fluxos facilitam as vontades dos clientes, ao passo que a divisão não tradicional dos pavimentos superiores e das aberturas características criam uma sensação de espaços amplos.
A luz natural é um dos muitos conceitos-guia do projeto. Os pavimentos superiores da casa estão recuados em relação a fachada da rua permitindo uma abertura na fachada sul que preenche o centro da casa com luz do sol.
A fachada sul da casa também possui um elemento arquitetônico: uma tela refletora solar na fachada frontal feita de 220 "prateleiras de luz". Estas prateleiras de alumínio estão lâminas horizontais que possuem um alto coeficiente de reflexividade: a superfície superior destes elementos são altamente polidas e direcionam luz natural para os interiores, preenchendo com brilho difuso e um padrão de sombras e reflexões que se modificam com o passar das horas e das estações. Nos dois quartos das crianças do pavimento superior, estes elementos se tornam proteção para resguardar a privacidade em relação à rua.
"A luz que vem do sul em um lugar com climas nórdicos é maravilhosa para auxiliar a aquecer a casa no inverno, mas pode criar ofuscamento demais para ser confortável" diz o arquiteto Paul Raff. “Os refletores de luz natural resolvem isto, enquanto criam uma brincadeira delicada e dinâmica com as sombras". Com janelas voltadas para o sul no porão e a vista do jardim frontal, o pavimento térreo oferece uma confortável escapada para a natureza e aconchego do jardim para os membros da família que moram no exterior e que são visitas frequentes. Possuem sua própria cozinha, dois quartos e lavanderia para serem recebidos com independência.
Princípios de projeto de ventilação e insolação passivas combinadas com uma envoltória de alta performance composta por um sistema de painéis estruturalmente isolados resultam em um edifício de baixo impacto. Sempre que possível, foi empregado materiais locais e não tóxicos. Grandes painéis de vidro no térreo emolduram as vistas do jardim sombreado do lado norte da casa. Uma abertura zenital no pavimento superior ilumina a escadaria e o dormitório principal com uma luz suave vinda do norte.
As estratégias de iluminação natural ajudam a compor uma casa que é confortável, agradável e energeticamente eficiente. Após se mudarem para a casa, os proprietários cancelaram os planos de viagem em suas primeiras férias simplesmente para desfrutar de sua nova casa. Projetada para acomodar a futura instalação de um elevador, os proprietários pretendem envelhecer ali. Com sua forma única, abundância de luz natural e das belas vistas, a Casa Contraponto cria uma expressão arquitetônica própria repleta de frescor. O projeto respeita a escala e o caráter do entorno histórico, enquanto apresenta uma declaração forte, contemporânea de proporções harmoniosas.