- Área: 732 m²
-
Fotografias:Sam Oberter Photography, Transformations Solar
-
Fabricantes: PentalQuartz
Descrição enviada pela equipe de projeto. E+ // 226 – 232 Highland consiste em quatro novas casas de três pavimentos de estrutura de madeira em Roxbury. O projeto é parte do Programa de Construção Verde de Energia Plus (E+) da cidade de Boston, uma iniciativa piloto para desenvolver casas sustentáveis de taxa positiva no mercado. O arquiteto e a imobiliária foram selecionados através de um concurso de projeto organizado pela Autoridade de Reurbanização de Boston para o desenvolvimento de um terreno vazio da autoridade civil no bairro de Roxbury.
Descrição do terreno
Como o terreno possui uma inclinação significativa, as casas são escalonadas até a parte de baixo pela colina para expressar o caráter único do local e para permitir uma orientação solar ideal. O volume refere-se à condição de esquina ao representar o inverso em diagonal ao longo da fachada principal, e se abre ao pátio lateral para estabelecer uma relação com o parque do outro lado da rua.
Conceito de projeto
O processo de desenho começou com uma caixa elementar - simples e acessível para construir e previsível em sua capacidade de ser fortemente fechada e isolada. A caixa se deforma através de três operações: 1) os edifícios descem de forma escalonada pela inclinação em resposta ao contexto urbano local; 2) as coberturas estão inclinadas para maximizar a geometria solar para painéis fotovoltaicos; 3) uma "janela saliente invertida" em cada unidade permite uma quantidade generosa de luz natural, ventilação cruzada e eco das superfícies geométricas dinâmicas do contexto.
Construção verde
As casas possuem certificados LEED Platinum, LEED for Homes e conquistaram qualificações HERS entre -6 e -9 (através das quatro casas). As envolventes estão projetadas para serem termicamente sólidas: construção de duplo revestimento de paredes, altos níveis de isolamento, prevenção de infiltrações de ar nas uniões e transições, e a instalação de janelas de triplo envidraçamento de alto rendimento, ajudam a reduzir o uso de energia na calefação e refrigeração.
O projeto utiliza uma alta eficiência HRV (recuperação de calor de ventilação, em português) para os sistemas de intercâmbio de ar e sem condutores mini split para proporcionar calefação e refrigeração. Pisos de superfície dura, esteiras e áreas walk-off laváveis e áreas para promover o hábito de deixar os sapatos ao lado da porta de entrada buscam criar um ambiente com menos irritantes respiratórios, que existem em uma casa comum. As especificações anteriores incluem pinturas de baixo VOC e móveis com certificado FSC. Todos os aparelhos possuem qualificação Energy Star.
Estratégias eficientes de engenharia ajudaram a reduzir os resíduos da construção durante o processo de edificação. Sanitários, torneiras e chuveiros de baixo fluxo e jardinagem por gotejamento, minimizam o consumo global de água. Estratégias de pavimentação e infiltração do terreno também ajudaram a diminuir o uso nos sistemas municipais de água locais.
Energia Renovável
O projeto reduz seu impacto ambiental através de uma combinação de estratégias de energia ativa e passiva. O desenho incorpora a produção de eletricidade solar fotovoltaica in situ, iluminação natural, envolvente do edifício totalmente isolada, ventilação passiva e locais de táticas de gestão da água. Cada casa esta equipada com 38 painéis solares fotovoltaicos e um painel de energia solar térmica para proporcionar energia e água quente para a casa. A produção de energia está direcionada para superar as demandas dos ocupantes, com um excedente que é vendido para a rede.
O exuberante e verde desenho da paisagem utiliza tipos de plantas nativas de Nova Inglaterra que são de baixa manutenção e resistentes à secura. Os desenhos, tanto de arquitetura, quanto de paisagismo, têm objetivo de ser, simultaneamente, contextualizados e contemporâneos.
Bairro sustentável
Roxbury é um bairro eclético com muita personalidade e encanto. Esperamos que nosso projeto contribua à rica história e ao tecido social do bairro. A arquitetura do projeto introduz uma riqueza de padrões através de componentes de revestimento e gestos formais, gerando texturas únicas e ritmos visuais. A cultura urbana do local oferece uma grande conectividade de transporte público e múltiplos destinos na região.
Um programa de conscientização pública integral através de um site na internet, a sinalização, apresentações e tours educaram a vizinhança em geral sobre as estratégias sustentáveis de construção verde. Esperamos que o projeto seja um catalisador para ajudar a educar uma nova geração de trabalhadores de cunho verde locais, e estimular a economia e oportunidades de trabalho no local.
Uma das quatro casas do projeto aproximadamente a 2000 SF +/-, está se oferecendo em 80% de AMI, enquanto que três das casas terão um custo de mercado. O objetivo é apoiar a natureza de ingressos mistos no bairro, enquanto se proporciona igualdade habitacional para os residentes locais.