- Área: 390 m²
- Ano: 2015
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Fotografias:Haruo Mikami
Descrição enviada pela equipe de projeto. O que define um muro? Trata-se de uma parede alta que define um ambiente fechado ou uma parede baixa que define um jardim descoberto? Não existe um consenso sobre a definição de “muro”. Apesar disso as normas deste condomínio não permitiam sua utilização. No entanto as mesmas normas permitem que uma construção coberta de até dois andares seja feita nos mesmos limites onde os “muros” são proibidos. O que é mais interessante para a cidade?
Propusemos utilizar paredes de apenas dois metros e vinte de altura nos mesmos limites permitidos para uma construção de oito metros e meio de altura. Porém não as interpretamos como “muros” ou como limites de ambientes cobertos. Elas foram aprovadas como delimitadores de jardins internos descobertos, conectados aos ambientes da casa. Os jardins funcionam como extensões dos ambientes internos. Desta forma afastamos os volumes mais altos para o centro da construção, mais distantes da rua e da calçada. As paredes baixas funcionam como “painéis decorativos” uma vez que servem como superfície para a projeção das sombras de uma grande paineira existente no terreno.
A paineira foi o ponto de partida para a organização da planta. À partir dela criamos um eixo leste-oeste paralelo à rua, o qual definiu a circulação principal da casa. No entanto a vista interna para a árvore não é revelada de imediato. Procuramos mediar a relação entre interior e exterior por meio de aberturas controladas que revelam partes da paisagem ao longo do percurso.
Dividimos o programa em dois blocos entremeados por um eixo norte-sul: o bloco social e de serviços à oeste e o bloco das áreas íntimas à leste. Os blocos possuem dimensões similares e regulares em planta, porém uma sequência de pés-direitos diferentes insinuam os usos de cada espaço. O volume externo é um reflexo direto destas operações.
O jogo de alturas e pés-direitos variados que sugerem o uso e importância de cada ambiente fazem referência à Müller House de Adolf Loos. A planta desta casa, portanto, tem mais semelhanças com o “Raumplan” de Loos que com a planta livre de Corbusier.
A porta principal está localizada no trecho de menor largura da construção e permite acesso direto ao quintal, revelando parte da vegetação aos fundos do terreno. Todas as superfícies externas de paredes possuem a mesma cor de pintura texturizada. Uma variação mais clara da mesma cor foi aplicada em todas as superfícies de teto e paredes internas. A intenção de reforçar a unidade visual entre as superfícies também se aplica aos pisos da casa com a utilização de apenas dois acabamentos distintos.