- Área: 148 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Mito Covarrubias
-
Fabricantes: CASTEL, Construlita
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se situa em um lugar afastado da cidade, porém privilegiado, dentro do bosque da Primavera, onde a natureza funde-se com o projeto.
A residência surge como um espaço de retiro, levando em conta o fato de que a cliente é uma mulher solteira, recém aposentada, de ideias firmes, concretas e aventureiras.
O projeto requer uma forma de 'caixas empilhadas' já que não deveria possuir formas curvas ou inclinadas, deste modo surge a ideia da casa-contêiner.
A residência é composta por 4 contêineres HIGH CUBE (30m2), dois no térreo e dois no primeiro nível, deslocados para criar terraços, um em cada nível. A área total da residência é de 120 m2.
O programa é dividido em: sala, sala de jantar, cozinha, lavabo, lavanderia, dormitório principal com banheiro, terraço e quarto de ferramentas. Já o primeiro andar divide-se em quarto de hóspedes com closet e banheiro, corredor-galeria, estúdio, terraço e o pé-direito duplo da sala e sala de jantar.
O projeto tem a possibilidade de abrir-se completamente ou ficar hermético se assim se deseja.
Devido à distância da cidade e a extensão do terreno agregou-se ao programa um último contêiner que abriga dois mini-estúdios com banheiro completo cada um para os hóspedes.
O contêineres possuem muitas vantagens como por exemplo, a estrutura reutilizada, a rapidez de construção, o traslado uma vez construído se seja necessário mudar a localização do projeto, poder ser ampliado pelo fato de ser modular, etc.
Entre os desafios estão o controle de temperatura (neste caso o projeto foi posicionado no eixo norte-sul), todo o interior encontra-se forrado com um isolante termo-acústico, não somente para o calor mas também para o frio. O movimento constante do metal com a mudança de temperatura, assim como o ruído com a chuva.
Conta, além disso, com sistemas passivos como aquecimento solar e futuramente painéis solares. Uma forma inteligente de reciclar através de uma peça chamada lar.