A configuração dos antigos escritórios está obsoleta. Antes, os ambientes de trabalho optavam por valorizar a individualidade de cada funcionário, enquanto hoje as empresas entendem que a convivência, a conexão, a interação espontânea e a expressão coletiva são essenciais para aumentar a criatividade e o rendimento.
Após mais de 50 anos produzindo mobiliário seguindo esse antigo conceito, a empresa Herman Miller® inovou e tem aperfeiçoado uma série de produtos baseados na compreensão de complexas atividades diárias e das novas necessidades de soluções de trabalho.
Dois exemplos deste trabalho de pesquisa da Herman Miller® são as linhas Action Office, criada em 1965, e a proposta atual, o Living Office.
ACTION OFFICE
LIVING OFFICE
Há alguns anos, a Herman Miller® desenvolveu uma extensa pesquisa por seis continentes e em uma grande quantidade de empresas, onde identificou 10 atividades comuns realizadas pelas pessoas no ambiente trabalho em quaisquer escritórios e de quaisquer áreas de atuação. São eles: Haven (Refúgio), Hive (Colmeia), Jump Space (Plataforma), Clubhouse (Clube), Cove (Baia), Meeting Space (Área para Reuniões), Landing (Aterrissagem), Workshop (Oficina), Forum (Fórum) e Plaza (Praça). Cada configuração considera o arranjo ideal de ambiente, ferramentas e mobiliário para apoiar da melhor forma as atividades de indivíduos e grupos de uma empresa.
Baseada nesta pesquisa, desenvolveu o Living Office, uma proposta que entrega diferentes configurações para espaços de trabalho, e que busca compreender, holisticamente, como as pessoas interagem, a fim de levar a melhor solução para os escritórios. As diferentes disposições, ambientes e mobiliários são totalmente personalizáveis e podem ser moldados de acordo com a necessidade de cada empresa.
Mobiliários
Desenvolvidos pelos designers mais qualificados do mundo, o mobiliário Herman Miller® conta com uma grande variedade de opções para atender as mais diversas necessidades dos ambientes de trabalho: desde as cadeiras, que colaboram para a postura correta e o bem-estar do usuário, até os sistemas de mobiliário, que criam ambientes dinâmicos e flexíveis para melhorar a interação e a produtividade dos funcionários.
Cadeiras
Parte essencial na dinâmica de trabalho, as cadeiras desenhadas pela Herman Miller® buscam responder diretamente ao corpo do ser humano e às posições ideais para estar enquanto trabalha.
Conheça melhor as cadeiras mais desejadas da Herman Miller® aqui.
Um dos exemplos de aplicação do Living Office que a Herman Miller® se orgulha de apresentar é o da empresa Harry´s, uma startup que se consolidou no mercado norte-americano com a venda de produtos de barbear. O espaço de trabalho da Harry´s baseava-se no modelo tradicional e seus funcionários sentiram uma mudança positiva em seu ambiente de trabalho após a adoção do novo sistema.
Durante o processo de análise do ambiente, os funcionários da start-up foram unânimes em expressar a necessidade de tornar o espaço mais organizado. Uma das maneiras encontradas foi criar um espaço de encontro próximo à recepção, equipada com cadeiras de Eames Aluminum Group, um monitor grande, um grande quadro branco e paredes de vidro.
A colaboração entre os funcionários sempre teve um papel de grande importância no desenvolvimento da Harry's. A organização do antigo escritório gerava muitas conversas paralelas, que, por sua vez, aumentavam a distração dos colaboradores.
Agora, após as mudanças, quando as conversas evoluem para discussões mais longas, o assunto pode ser tratado no Public Office Landscape: um mobiliário projetado pelo designer Yves Béhar para promover o trabalho em equipe. Um anteparo separa esse espaço do resto do escritório para que grupos possam trabalhar juntos sem distrair os outros. Para asw questões que requerem um maior grau de atenção e privacidade, as pessoas podem trabalhar em uma das muitas salas de reunião fechadas e equipadas com tecnologia.
Separado do ambiente de trabalho principal, o Café da Harry's está na antiga área de descanso, reformada, e é onde agora os funcionários fazem as refeições. Esse arranjo casual está dando às pessoas mais oportunidades de se conectarem, compartilhar ideias e falar sobre suas vidas e trabalhos.
No Clubhouse, espaço de trabalho que geralmente pertence a uma equipe designada para um projeto específico e de longo prazo, os membros da equipe de design gráfico podem reunir-se confortavelmente ao redor de workstations para compartilhar desenhos e discutir novas campanhas. Todas as superfícies de trabalho têm altura ajustável, o que possibilita que as pessoas alternem sua postura ao longo do dia.
Se algum dos membros da equipe quiser sair do espaço para ter uma conversa casual, sem a distração da tecnologia, eles podem se deslocar para o Cove, um espaço compacto, próximo a pontos de trabalho individuais ou áreas comuns, que permite às pessoas se reunirem por um curto período. Na Harry´s, o Cove está equipado com cadeiras Eames Shell e um sofá bem confortável.
O processo de entender quais as principais tarefas exercidas no espaço da Harry´s, foi o passo mais crítico para a Herman Miller® , pois tinha como objetivo entender e ajudar a desenvolver uma imagem mais clara do tipo de atividade que os funcionários e grupos fazem todos os dias, e se este espaço está ajudando ou atrapalhando-os.
Em suma, a Herman Miller® propôs então, três ações para aprimorar a dinâmica da start-up:
1º passo
O primeiro passo foi elaborar as estratégias de ações a partir de entrevistas realizadas entre os diretores da Harrys e os especialistas em Living Office da Herman Miller®. Nessas entrevistas foram discutidos assuntos como a missão, visão e valores da empresa e foram apresentados aos especialistas da Herman Miller® maiores detalhes sobre os produtos Harry´s, o porquê de um novo escritório e como eles imaginavam que ele seria.
2º passo
Nessa etapa da análise, foi realizada uma dinâmica com os próprios funcionários da Harry´s, na qual eles deveriam colar adesivos de formatos e cores diversas indicando como eles enxergavam a empresa. Então, sabendo como os funcionários a enxergavam atualmente, e também, como os diretores desejavam que ela fosse vista no futuro, foi possível traçar o caminho que os levaria para alcançar os objetivos, o que deveria ser mudado e o que poderia ser mantido.
3º passo
O terceiro e último passo na busca pela solução ideal para Harry´s foi identificar e priorizar as atividades críticas– ainda ouvindo a opinião dos próprios funcionários da empresa. A partir daí, foi possível perceber onde exatamente cada funcionário ficava para desenvolver suas tarefas, e se o espaço os está ajudando ou atrapalhando. Conhecendo as prioridades foi possível decidir sobre a melhor adequação do espaço e quais peças de mobiliário se adequariam melhor ao layout proposto.
Dessa maneira, a Herman Miller® assegura que há uma solução ideal para todos os escritórios que desejam implantar um sistema inovador em seu ambiente de trabalho, sempre algo customizado e que compreenda o DNA de cada companhia.
Para mais informações consulte o Catálogo de Produtos Herman Miller® em Materials ou vá diretamente a www.hermanmiller.com.br