O Noguchi Museum selecionou Tadao Ando, juntamente com a artista Elyn Zimmerman, como vencedor do terceiro Isamu Noguchi Award, "que visa reconhecer indivíduos que compartilha do espírito de inovação, da consciência global e do intercâmbio oriente-ocidente do Noguchi". Elogiando a "abordagem minimalista, a sensibilidade à luz e a incorporação de elementos naturais" de Ando, os jurados acreditam que "o incomparável trabalho com concreto" do arquiteto japonês autodidata incorpora muitos dos princípios do Noguchi.
"Assim como a escultura Noguchi, que dá igual importância ao objeto e ao espaço que este habita, o trabalho de Ando integra harmoniosamente o edifício e o ambiente, ao passo que interior e exterior são intimamente conectados através da incorporação da água, da luz, do vento, do céu e da paisagem nos projetos dos edifícios." descreveu o museu em um comunicado de imprensa.
"Ando aprendeu suas primeiras lições ao estudar a arquitetura tradicional japonesa antes de aprender sobre a arquitetura moderna ocidental, notadamente edifícios de Le Corbusier, Frank Lloyd Wright e Louis Kahn. A inspiração nessas experiências é evidente em sua obra que, assim como o museu Noguchi, proporciona santuários contra o tumulto da vida cotidiana."
Via Noguchi Museum