-
Arquitetos: Javier Ramos Morán, Moisés Puente Rodríguez
- Área: 125 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Luís Díaz Díaz
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta segunda residência está localizada em um pequeno povoado no rio Esla, num terreno que servia como um pomar, com árvores de noz maduras e algumas árvores frutíferas. Com a ausência de vizinhos, tornou-se difícil estabelecer qualquer diálogo com construções existentes ou seguir qualquer tendência.
Portanto, a casa oferece o seu conjunto autônomo de referências que correspondem ao antigo pomar: paralela à rua, tirar proveito da privacidade oferecida pelo antigo muro delimitador, construído com adobe e escombros, para abrir as vistas para o Rio. O volume está implantado num canto do terreno para evitar o corte de qualquer árvore e deixar o máximo de espaço livre para almoços e festas familiares.
A casa tem um programa convencional, onde é comum desfrutar das melhores vistas e o maior espaço possível. A construção é muito simples e econômica.
Os elementos horizontais de concreto foram deixados expostos para estabelecer um padrão de referência nas fachadas e estendidos em saliências que protegem a fachada mais exposta em um dos lados e cobrem a garagem em outro. As paredes de tijolo foram pintadas de branco, semelhante à arquitetura vernacular.