Foi inaugurada recentemente no Rio de Janeiro a aguardada ciclovia que conecta os bairros Leblon e São Conrado, na zona sul da cidade. Apoiada nas rochas da costa, quase em suspensão, a nova rota cicloviária recebeu boas críticas por parte de seus usuários, sobretudo devido às belas vistas que oferece para o mar.
Seus 3,9 quilômetros de extensão somam-se aos 435km da malha cicloviária já instalada atualmente no Rio de Janeiro e estabelece uma importante conexão com esta região da cidade. Evidência disso está no fato de que a nova estrutura já vinha sendo usada por ciclistas antes mesmo de ser inaugurada, destacando a necessidade do equipamento.
Embora pequena se comparada ao extensão total da malha atual - e ainda menor se pensada em relação à uma malha cicloviária ideal para a cidade do Rio de Janeiro -, a ciclovia que liga o Leblon a São Conrado (assim como qualquer trecho conquistado para o transporte não motorizado no espaço urbano) é um importante passo em direção à uma cidade mais agradável, sustentável e humana; e por mais exausto que o tema pareça, constitui parte importante das atuais estratégias de planejamento urbano e está (e deverá permanecer) na agenda das grandes cidades do Brasil e América Latina.