Santiago Calatrava acaba de vencer um concurso internacional para projetar uma torre de observação icônica em Dubai Creek Harbor. Selecionado entre outras cinco propostas, o projeto vencedor tem inspiração na arquitetura islâmica e busca "fundir projeto moderno e sustentável com a rica cultura e patrimônio dos Emirados Árabes Unidos".
"Esta maravilha arquitetônica será tão grandiosa quanto o Burj Khalifa ou a Torre Eiffel", comentou Sheikh Mohammed, vice presidente e primeiro ministro dos EAU.
Combinando a arquitetura islâmica com um desenho moderno, a torre em Dubai Creek se tornará um monumento nacional e um destino turístico", afirmou Mohammad Ali Al Alabbar, presidente da Emaar Properties, responsável pela torre juntamente com a Dubai Holding. Emaar Properties é a mesma firma que construiu o Burj Khalifa, atualmente o edifício mais alto do mundo.
"Sentimo-nos extremamente gratos e honrados de termos sido selecionados para um projeto tão importante", comentou Santiago Calatrava. "Dubai é onde a arquitetura inovadora e revolucionária está fazendo avanços inacreditáveis. Em nossa proposta, unimos a arquitetura tradicional com o que há de novo no século XXI."