- Área: 305 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Edu Castello
-
Fabricantes: Dalle Piagge
Descrição enviada pela equipe de projeto. Para se adaptar à declividade do terreno, a casa foi dividida em 3 pavimentos. O pav. inferior, no nível da rua, abriga a garagem e áreas técnicas e de serviço. O pav. Térreo abriga a área social, cozinha, varanda e jardim. No pavimento superior fica a área íntima com quarto e sala de tv.
A implantação do projeto acompanha o corte do terreno, isolando a parte de circulação dos veículos da área de lazer e jardim. Pela situação peculiar do lote – está entre duas ruas, uma na parte superior e outra na parte inferior do lote – o jardim foi implantado abaixo da rua dos fundos para garantir privacidade. Outra intenção é que a casa parecesse térrea quando avistada da rua de cima.
Foi escolhido para cada volume da casa um material distinto: a área social está dentro do bloco de concreto, a parte íntima dentro do volume metálico, e os tijolos aparentes fazem o fechamento da parte de serviço. Os materiais foram selecionados para criar um conjunto equilibrado e harmonioso, tirando proveito das características térmica e estética de cada material.
Para garantir um bom desempenho térmico pelo uso de materiais brutos, uma consultoria especializada foi contratada para auxiliar no dimensionamento e proteção de aberturas e na escolha e especificação de materiais.
A sala, com seu pé direito duplo, concentra a circulação vertical. Com aberturas estratégicas, está sempre bem iluminada e ventilada. Para a lateral, a janela baixa garante privacidade em relação ao vizinho. Para a rua, uma abertura controlada protege da insolação oeste excessiva. Para o jardim, a sala se abre com grandes portas de correr ficando totalmente integrada com o jardim. A varanda, abrigada sob o volume dos quartos, deslocada em relação à sala, está integrada com a cozinha, facilitando o uso da área gourmet.
O bloco dos quartos foi afastado da divisa norte do terreno garantindo a boa insolação em todos os quartos, sobrando para o oeste a circulação com aberturas menores e sombreadas. A telha metálica sanduiche garante melhor desempenho térmico e acústico, além de minimizar a manutenção periódica da casa – não exige pintura.
A fluidez e a integração dos espaços se repetem por toda a casa. Os quartos oferecem integração visual com a área de lazer e estar. Esta integração vai gradualmente aumentando conforme nos deslocamos para as áreas sociais. Primeiramente, pela sala de tv que no pavimento superior tira partido do pé direito duplo da sala de estar. No térreo, a circulação entre ambientes é quase que natural, reduzida, com poucas portas e barreiras, garantindo a convivência desejada pela família.