Casa Enseada / Arquitetura Nacional

Casa Enseada / Arquitetura Nacional - Mais Imagens+ 22

Xangri-Lá, Brasil
  • Projeto Estrutural: Carpeggiani Engenharia
  • Instalações: Conducta e Técnica Engenharia
  • Mobiliário: Móveis Kretschmar e Maiora
  • Software: ArchiCAD
  • área Do Terreno: 483,53 m²
  • Projeto Arquitetônico: Eduardo Maurmann, Elen Balvedi Maurmann, Paula Otto (sócios), Luiza Otto (coordenadora) e equipe Arquitetura Nacional
  • Projeto De Interiores: Eduardo Maurmann, Elen Balvedi Maurmann, Paula Otto (sócios), Luiza Otto (coordenadora) e equipe Arquitetura Nacional
  • Cidade: Xangri-Lá
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto surgiu da necessidade de uma jovem família, que desejava uma casa de praia para descansar. Como costume, a cidade de Xangri-lá é destino de finais de semana e longos verões. Sendo assim, logo de início, o partido de projeto visava o descanso e a a máxima integração entre os moradores e visitantes.

© Marcelo Donadussi
Planta
© Marcelo Donadussi

Localizado em um condomínio fechado, o projeto pôde abrir mão da presença de muros. Isso, somado à presença de um lago, fez com que se quisesse aproveitar ao máximo a paisagem. A criação de espaços abertos/cobertos que se permeiam entre volumes foi a solução adotada.

Corte

Quanto à volumetria, optou-se por materiais puros e poucas interferências. A casa possui dois volumes principais com materiais distintos – madeira e concreto. Eles estão empilhados de forma deslocada, criando assim dois grandes balanços estruturais. Aproveitando-se dessas áreas sombreadas, esses espaços podem ser ampliados de acordo com as estações do ano. A conexão entre esses volumes é a escada, que é totalmente coberta externamente por vegetação. As brises em mármore nos quartos uniformizam e fortalecem o volume superior de concreto.

© Marcelo Donadussi

Com um prazo bastante apertado, o projeto e construção foram executados em menos de um ano. Por isso, mais do que nunca, o uso da ferramenta BIM se mostrou crucial. Como metodologia de trabalho, após a conceitualização de partido, é feito um detalhamento preliminar, onde todos os materiais e fornecedores são definidos e todas as possíveis interferências são analisadas a fundo. Assim, quando o executivo é gerado, não existem mudanças significativas que possam comprometer o cronograma inicial.

© Marcelo Donadussi
Planta
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Enseada / Arquitetura Nacional" [Enseada House / Arquitetura Nacional] 07 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783244/casa-enseada-arquitetura-nacional> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.