- Área: 4728 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Leonardo Finotti
-
Fabricantes: Kyocera Solar, Regatec
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Triptyque, escritório franco-brasileiro dedicado a projetos sustentáveis, traz para o Brasil o primeiro edifício corporativo com energia positiva: o RB12. O projeto sem precedente que acabou de ser entregue, combina o design com tecnologias inovadoras no desenvolvimento sustentável.
RB12 participa na revitalização urbana do centro do Rio de Janeiro na continuidade do projeto Porto Maravilha, atualmente o maior projeto de revitalização urbana no Brasil, representando 5 milhões de m2 reformados para melhorar a vida dos moradores e a preservação do patrimônio.
Localizado no numero 12 da Avenida Rio Branco, principal via comercial do centro do Rio de Janeiro, o prédio passou por um processo de green-retrofit que consiste na adaptação e melhoria dos edifícios antigos para que eles atinjam um padrão sustentável. Entre os requisitos ambientais exigidos, estão o conforto térmico, a gestão do consumo de água, o aproveitamento da luz natural e oferece um bem-estar e conforto superior aos edifícios corporativos.
RB12 tem uma fachada bioclimática composta por um jogo de vidros em zigue-zague que brinca com a refração da luz. Respondendo aos critérios definidos pelo conceito de energia positiva, RB12 é o primeiro edifício comercial no Brasil a usar painéis fotovoltaicos (instalados na fachada lateral). Ele antecipa a mudança da lei brasileira que proíbe a autoprodução de energia fora dos painéis solares, ele já prevê pontos para colocar células de hidrogênio que transformarão o gás de rua em eletricidade.
O paisagismo suspenso nos terraços participa no controle térmico dos espaços interiores.
As soluções arquitetônicas inovadoras e tecnologia inteligente implementadas, reduzem o consumo de energia como também trazem uma economia significativa para os usuários dos 21 andares.
A Natekko, líder no mercado francês em termos de construções sustentáveis, é o criador deste novo conceito de edifício comercial. A MMC Investimentos, empresa inovadora entre as sociedades de gestão de investimento imobiliário, foi responsável pela gestão do projeto.