-
Arquitetos: João Tiago Aguiar Arquitectos
- Área: 225 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: A. Moreira Cadete, CIN, CLIMAR, PADIMAT
Descrição enviada pela equipe de projeto. A moradia intervencionada localiza-se no bairro do Restelo, mais precisamente na vertente ocidental, numa zona constituída por moradias geminadas que datam dos anos 50, justamente ao lado da Rua Comercial do Restelo.
A linha principal da intervenção consistiu na ampliação da moradia sobre o logradouro a tardoz, redesenhando-se o alçado tardoz por completo.
Como forma de contra-ponto ao alçado principal, de desenho tradicional, desenhou-se um alçado tardoz constituído por uma série de largos vãos e portadas compostas por um padrão inspirado na azulejaria tradicional portuguesa. Este padrão funciona como uma pele que filtra a luz e serve de proteção. Na água tardoz do telhado abriram-se 3 mansardas.
Ao nível do R/C libertou-se toda a área disponível de forma obter um grande espaço aberto que reúne hall de entrada, sala e cozinha. Um volume fechado, todo revestido num ripado branco, dissimula uma zona de armários, i.s. social e arrumos. Este corpo central funciona também como separador dos espaços envolventes.
As escadas entre R/C e 1º andar, de tiro, foram encostadas à empena esquerda de forma a otimizar os espaços de estar e criar um corredor central no piso superior.
No primeiro piso localizam-se os quartos sendo um deles, uma suite. De forma a conciliar a existência de uma suite com o espaço disponível optou-se por colocar a bancada com o lavatório aberta sobre o quarto, funcionando também como aparador. Atrás de um conjunto envidraçado, composto pelo espelho e duas portas de vidro, não só se ocultou a zona de duche e sanita como se diluíram os limites do quarto, obtendo-se a sensação de um espaço maior.
No sótão criou-se uma instalação sanitária e aproveitou-se o restante espaço para escritório e um recanto para um quarto, usufruindo assim das três novas mansardas sobre o jardim a tardoz.