No final de 2015, a Escola de Design e Tecnologia de Copenhague recebeu um ciclo de palestras TED. Na ocasião, foram convidados 12 profissionais para compartilharem suas visões sobre o futuro a partir de diferentes áreas, da biologia e comunicação à gastronomia e o desenho urbano.
Um dos palestrantes foi o renomado arquiteto e urbanista Jan Gehl, sócio fundador do escritório Gehl Architects e consultor de diversas cidades em todo o mundo (entre as quais, Moscou, Nova Iorque, São Paulo e Singapura) que passaram por grandes mudanças e começaram a priorizar as pessoas e a mobilidade sustentável.
Há 50 anos, estes pontos quase não faziam parte do planejamento urbano, deste modo, sua visão foi (e ainda é) considerada revolucionária - uma mudança de paradigma na disciplina.
Nesta palestra, Gehl fala sobre como as cidades foram, durante muitas décadas, desenhadas em planta - como se vistas do alto -, quase se esquecendo dos usos reais dos espaços públicos por parte dos habitantes.
Frente a isso, Gehl destaca a importância de se pensar as cidades a partir da escala humana, uma definição que explica no vídeo com exemplos de cidades que, em certa medida, foram bem sucedidas nesse quesito e de cidades que ainda precisam melhorar nesse aspecto.
Assista, no vídeo acima, a Jan Gehl - um dos urbanistas mais respeitados da atualidade - dando sua opinião sobre como criar cidades mais humanas.