BIG Playable City: Palestra e workshop sobre cidades mais habitáveis

O BIG Playable City, que busca desenvolver modos lúdicos de tornar as cidades mais habitáveis, acessíveis e humanas, será tema de um painel e um workshop. O painel, no dia 01 de julho as 17h, reunirá Mark Leaver, do centro cultural inglês Watershed, Giselle Beiguelman artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Guto Requena, arquiteto e pesquisador, Carla Costa, do Porto Digital ,e Sérgio Miletto, presidente do ADESAMPA.

Já a ideia do workshop, que acontece no dia 02 de julho, as 14h e está aberto para participantes selecionados, é juntar pessoas que já trabalham com intervenções urbanas e atividades lúdicas, como artistas, arquitetos, designers e desenvolvedores de jogos. Para participar é preciso preencher um formulário de inscrição, atendendo aos critérios de seleção, através deste link. Tanto a palestra quanto o workshop são gratuitos.

O Playable City, que já produziu resultados surpreendentes na Inglaterra, no Japão e na Nigéria, busca novas formas de articular arte, sociedade, tecnologia e cultura no contexto urbano. O evento é resultado de uma parceria entre o BIG Festival, maior festival de jogos independentes da América Latina, o centro cultural inglês Watershed, idealizador do Playable City, e do British Council.

O objetivo desta parceria é criar uma rede de pessoas, de profissionais de várias cidades e países, que discutam, pensem, troquem informações e ideias sobre como ações criativas podem transformar nosso olhar e uso da cidade diz Andrea Perrotti, idealizadora do projeto BIG Playable City. A intenção é que a partir daí surjam novas formas de se pensar sobre o cinza do espaço público. É um pontapé inicial para o desenvolvimento de uma cidade em que diversas áreas possam ser interconectadas e que ofereçam experiências divertidas que tornem mais interessante o dia-a-dia urbano.

Desde 2013, a Watershed premia os melhores projetos no Playable City Awards, que acontece anualmente. No ano de estreia, o vencedor foi o projeto “Hello Lamp Post”, que estimula pedestres a conversar com objetos, como postes de luz e caixas de correio, usando seus smartphones. Em 2014, o vencedor foi “Shadowing”, que permite aos postes de luz da cidade gravar o movimento das sombras daqueles que passam. No ano passado, quem venceu foi o projeto “Urbanimals”, que incentiva pessoas a interagir com animais digitais, projetados nas paredes e no chão da cidade.

BIG + Playable City

Painel: Abordagens criativas para uma cidade mais inteligente
1 de julho, às 17h
Evento aberto e gratuito
Centro Cultural São Paulo, Sala Adoniram Barbosa (Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso)
Workshop: Playable City

2 de julho, das 14 às 17h30
Evento gratuito, inscreva-se aqui para participar
Centro Cultural São Paulo, sala de debates (Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso)

O BIG tem patrocínio do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, da Novelis e da Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista; parceria com a Apex-Brasil - Agencia Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ABRAGAMES - Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais e Projeto Setorial de Exportação Brazilian Game Developers; e realização da SPCine, da Prefeitura de São Paulo e do Ministério da Cultura.

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Cita: "BIG Playable City: Palestra e workshop sobre cidades mais habitáveis" 07 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788918/big-playable-city-palestra-e-workshop-sobre-cidades-mais-habitaveis> ISSN 0719-8906

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