-
Arquitetos: Babin+Renaud
- Área: 1592 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Cécile Septet
-
Fabricantes: Baudry, Bricard, Casalgrande Padana, DAVAL, Duratex, ERHET, EURODALLES, Forbo Flooring Systems, Griesser, LUCAS REHA, MC FRANCE, Sogal, Thorn, Tumo, VERRE, Vachette, thyssenkrupp
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado numa das esquinas de um terreno triangular no 11º distrito de Paris, este novo edifício cria uma transparência visual entre a rua e o jardim interior através de um projeto racional que libera a edificação da natureza densa do lugar.
A esquina ganha qualidades expressivas graças à cobertura escalonada que vai se afinando até se converter numa simples linha estrita. As restrições impostas para esse escalonamento são reforçadas por seu rigor revelador e simplicidade.
O padrão da fachada expressa este rigor com os espaços retangulares entre janelas altas e estreitas; obtendo variações que alternam entre persianas abertas e fechadas, e o sútil reflexo da luz natural no alumínio anodizado. A qualidade estreita das janelas permite que se multipliquem especialmente na esquina frente à rua, enquanto conserva-se a privacidade interior dos apartamentos.
Há três apartamentos por pavimento. Todos os principais ambientes estão localizados no lado da rua com as costas para os serviços, localizados ao lado do pátio.
Tornando a estreiteza do terreno numa vantagem, as cozinhas e banheiros são colocados na parede do lado do pátio, assim desfrutam de luz natural. A fim de proporcionar dupla exposição no centro dos ambientes coletivos, as salas estão localizadas nos cantos ou alinhadas com a cozinha.
A entrada principal e os distintos níveis se elevam verticalmente, alternando as vistas de cada nível entre a rua como espaço público e o jardim interior como espaço privado. O objetivo disto era dar aos usuários um caminho gradual que os conduzisse entre as dimensões públicas e privadas que rodeiam os apartamentos, por meio de um desenho compacto que reinterpreta a "substância da cidade" ausente na região.