- Área: 615 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:manufatura creative
-
Fabricantes: Deca, Rubens Gori, Talentus Esquadrias, Vallori, kitchens
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da casa Carrara, localizada em uma cidade modernista, Brasília, tomou essa questão como determinante na definição do partido e escolha de materiais. Aliada, também, ao bom senso estético que os clientes sempre buscavam, afinal, todo o espaço e arquitetura concebidos deveriam ser desenhados para serem ocupados por sonhos, pessoas e seus objetos.
Nasce, então, um projeto residencial para um casal e seus dois filhos, que amavam cimento, concreto e madeira. Desse sonho, a casa tomo sua forma com uma volumetria clara, limpa e objetiva, sempre com a intenção de ter espaços integrados, aliando funcionalidade ao modernismo que a cidade e o cotidiano da família exigiam.
O programa baseia-se em uma casa intimista no pavimento superior, com todos os quartos dando para uma extensa varanda descoberta / um grande solarium, como área contemplativa. Nada além de bons espaços para cada habitante.
Já na parte inferior, todos os cômodos são interligados por portas e painéis que delimitam os espaços sem demarcar áreas isoladas. Sala, home, cozinha, varanda e espaço gourmet se conectam pela transparência da casa, mesmo que com painéis de concreto ou madeira. O uso do mesmo piso auxilia toda essa leitura do grande plano.
A cozinha integra-se com a sala de jantar por meio de portas tipo camarão, seguindo o mesmo acabamento do grande painel ripado (madeira cumaru) que esconde a escada de acesso aos quartos. Sempre buscando uma circulação íntima e direta. O mesmo piso de sala e espaço gourmet criam amplitude e integração nos espaços.
A fachada cega estrutura-se com fulget aparente e pinturas de concreto. Mantendo a linguagem cinza e brutalista da arquitetura proposta. Para o portão frontal (fechamento) foram usados vergalhões de obra como painéis, marcando os materiais essenciais ao projeto: cimento, aço e madeira.
O jardim foi executado pelo escritório da Ana Paula Róseo junto com a própria cliente, que ama arquitetura e sempre participou e ajudou na concepção do projeto.
Piscina em pedra hijau, marcando as experiências vividas pela cliente em suas viagens ao continente asiático. Deck em madeira desidratada, sem aplicação de verniz.