Hoje será inaugurado mais um edifício assinado por Álvaro Siza Vieira, o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves, Portugal. Para celebrar sua inauguração, Fernando Guerra (Últimas reportagens) compartilhou conosco uma incrível série de fotografias que realizou durante a sessão de fotos para esta obra.
Saiba mais sobre o museu e veja todas as fotos, a seguir.
A construção do museu iniciou em 2011 e agora que está finalizado será o abrigo de uma das mais relevantes coleções de artes plásticas portuguesas, da Fundação Nadir Afonso, o que provavelmente colocará o município de Chaves na rota do Turismo Cultural.
Segundo Bernardo Pinto de Almeida, professor catedrático e curador da exposição inaugural - intitulada “Nadir Afonso – Chaves para uma Obra”, que apresenta 35 dos 70 anos de trabalho do pintor - este é um museu que vem demonstrar a "grandeza" de "um dos grandes artistas do século XX" - o grande pintor da abstração geométrica aqui é apresentado como artista e filósofo, além de demonstrar outros trabalhos como suas colaborações com Le Corbusier e Oscar Niemeyer.
O museu teve um custo aproximado de 8,5 milhões de euros - dos quais 85% foi financiado por fundos comunitários. O edifício é pontuado por referências geométricas que referenciam a obra de Nadir Afonso. Seu programa abrange: auditório, salas de exposições, biblioteca, arquivo, atelier, cafetaria e loja.
O projeto de 2700 m² está implantado num terreno aproximadamente seis vezes maior. Localizado na margem direita do rio Tâmega, o museu estava sujeito à inundações, a solução de Siza foi elevá-lo com uma série de lâminas estruturais perpendiculares para protegê-lo.
O edifício já é aclamado pela crítica. Jorge Figueira contou ao PÚBLICO que considera o projeto um dos mais significativos de Siza, colocando-o ao mesmo nível do edifício da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, "é um Siza muito inspirado". Já o também vencedor do prêmio Pritzker, Eduardo Souto de Moura, acha que este é um dos melhores edifícios de seu conterrâneo: "Não sei se é o melhor, mas é dos que mais gosto".
O Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso abrirá suas portas ao público na sexta-feira, dia 8, data em que se assinala o Dia do Município de Chaves, quando o edifício poderá ser visitado gratuitamente entre às 10 h e 24 h.
Nadir Afonso, que faleceu em 2013 com 93 anos, inspirou um outro espaço expositivo, o Centro de Artes Nadir Afonso, assinado pela arquiteta norte-americana Louise Braverman em colaboração com Paulo Pereira Almeida, que foi inaugurado em 2013 em Boticas, próximo de Chaves.
Notícias via P3