A Royal College of Art (RCA) anunciou que o escritório Herzog & de Meuron foi selecionado como vencedor de um concurso para projetar uma abordagem estratégica para o centro de seu novo campus em Battersea South, com um orçamento de £108 milhões.
Derrotando os escritórios Christian Kerez (Suíça), Diller Scofidio + Renfro (EUA), Lacaton & Vassal (França), Robbrecht en Daem architecten (Bélgica), Serie Architects (Reino Unido / Cingapura) e Studio Gang (EUA), a proposta vencedora foi elogiada por seu "forte envolvimento com os edifícios existentes da faculdade e o entorno mais amplo em Battersea".
O júri do concurso observou que a abordagem de Herzog & de Meuron exibia "uma compreensão profunda do potencial de Battersea, estabelecendo novas conexões e prevendo as possibilidades de um place-making sustentável", ao mesmo tempo em que forneceu um conceito com "uma estrutura organizacional clara e mostrou uma sensibilidade aguda no mapeamento dos objetivos complexos no edital".
O projeto alinha-se com a recente iniciativa da RCA de se transformar em uma universidade voltada para a Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática / Medicina, que se concentrará em campos contemporâneos como a informática e a ciência de materiais; o impacto da economia digital, robótica, sustentabilidade, fabricação avançada, mobilidade inteligente, migração em massa e desenho de cidades.
"Nós nos inspiramos no ethos da RCA de experimentar e fazer para explorar as possibilidades de organização espacial e testar a expressão física de reunir os mundos da ciência, arte, design e tecnologia sob um mesmo teto", disse Ascan Mergenthaler, Sócio Sênior do Herzog & de Meuron.
Organizado por Malcolm Reading Consultants, o concurso recebeu um total de 97 propostas de todo o mundo.
"Estamos muito satisfeitos em vencer a competição", disse Pierre de Meuron. "A RCA estabeleceu um desafio para olhar para frente e visualizar os espaços que necessitarão oferecer inovação e experiência. O terreno do Battersea oferece uma oportunidade para repensar o campus da RCA e estabelecer os padrões de conectividade e organização que tornarão o edifício bem sucedido.
A Royal College of Art irá agora colaborar com Herzog & de Meuron e Mott MacDonald & Equals Consulting, que lideram a equipe profissional multidisciplinar para desenvolver os projetos iniciais.
Notícia via Malcolm Reading Consultants.