-
Arquitetos: Studio Fuksas
- Área: 55000 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Moreno Maggi, Leonardo Finotti, Maurizio Marcato
-
Fabricantes: Coating, Faraone, Nesite, Oddicini industrie S.p.a., VALMIERA GLASS
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado ao sul do centro da cidade, no distrito de negócios de EUR, o complexo segue as linhas ortogonais simples da arquitetura racionalista circundante da década de 1930.
Os espaços que rodeiam o centro servirão como duas praças públicas. Integrados ao novo complexo e ao bairro, estes novos espaços oferecerão aos cidadãos lugares para diversas atividades de ócio ao ar livre, oferecendo uma nova área de encontro nesta parte muito concorrida de Roma.
O novo centro de convenções e hotel de Roma / EUR "a nuvem" é composto por três conceitos arquitetônicos distintos: o subsolo, a "theca" e a "nuvem" e a "lâmina".
O subsolo é acessado desde a Viale Cristoforo Colombo, através de uma escada que conduz ao hall principal e ponto de informação do edifício. Mais além desta área, uma grande sala conduz a um amplo congresso e à sala de exposições que pode abrigar até 6000 pessoas.
A ‘Theca’ é o impressionante exterior e a fachada do salão de convenções e hotel, que foi feita de uma combinação de metal, vidro e concreto reforçado. Dentro do edifício, 7.800 metros quadrados de um novo espaço público serão anfitriões de conferências públicas e privadas, exposições e eventos de grande escala. Suspenso dentro da 'theca' está a nuvem' - a interação entre estes dois espaços é essencial para o complexo - que simboliza a conexão entre a cidade de Roma e o centro de convenções. A 'nuvem' é uma estrutura independente similar a um casulo que está coberta por 15.000 metros quadrados de membrana de vidro altamente tecnológica e silicone à prova de fogo. A estrutura é suportada lateralmente em pontos específicos pela 'theca'. No coração do complexo se acessa ao 'fórum' através de uma passarela principal que fusiona as duas estruturas. Dentro da 'nuvem', cinco níveis (apoiados por escadas mecânicas e passarelas) conduzem a um auditório com capacidade para 1.800 pessoas. A fim de garantir que o sistema 'nuvem' não interfira no restante do complexo, o auditório está revestido de painéis de madeira de cerejeira.
O conceito arquitetônico final é a 'lâmina' - um edifício autônomo dividido em 17 pavimentos que contem um novo hotel de 439 habitações construído para proporcionar alojamento aos visitantes do centro e da cidade de Roma. Distribuído em 18.000 metros quadrados, a 'lâmina' também incluirá sete suítes boutique, um spa e um restaurante.
O edifício foi construído com 37.000 toneladas de aço - peso equivalente a quatro torres Eiffel e meia. Além disso, 58.000 metros de vidro foram utilizados para o exterior e o desenho interior do centro, que é suficiente para cobrir a superfície de 10 campos de futebol.
O centro foi desenhado totalmente à prova de terremotos - a rigidez da sua estrutura vertical é capaz de suportar pequenas e grandes ondas sísmicas.
Além isso, os isolantes do edifício possuem uma rigidez horizontal que atua contra os movimentos dos pequenos terremotos, enquanto sua baixa rigidez permite grandes oscilações com baixas acelerações durante os tremores mais violentos.
Um foco ecológico enfatiza o desenho de centro, com climatização integrada que será levada a cabo através de uma bomba de calor reversível. Este sistema é capaz de gerar energia enquanto se reduz o consumo de eletricidade. Também se instalou um sistema de ventilação natural - com a água fria do lago próximo de EUR extraída e filtrada no sistema. Os painéis fotovoltaicos da cobertura (vidro e silício) ajudam a produzir energia e protegem o edifício do superaquecimento através da mitigação da radiação solar.
Quando estiver em pleno funcionamento, a potência elétrica básica da nova sala de convenções e hotel, 'a nuvem', será fornecida pela central elétrica de co-geração, assim como qualquer energia criada pela rede geotérmica e fotovoltaica dos edifícios. A interdependência mútua destes sistemas assegura que o complexo seja capaz de funcionar em caso de falha técnica.
As características ecológicas do centro também incluem um sistema de coleta da água da chuva, onde os painéis exteriores a recolhem e filtram em um tanque de armazenamento. A água pode ser bombeada, a acordo com a demanda, desde o tanque até o sistema interno de água.
O desenho de Fuksas para o complexo foi criado com flexibilidade em mente - os espaços são intercambiáveis e podem ser modificados para abrigar grandes ou pequenas conferências e eventos com capacidade máxima de quase 8.000 assentos, divididos entre auditório dentro da 'nuvem' (capacidade 1.800) e grandes salas de conferências no subsolo (capacidade 6.000). O nível subterrâneo do edifício também conta com mais de 600 vagas de estacionamento.
Muitos detalhes do interior do complexo também foram realizados pelo Studio Fuksas. No auditório, as poltronas vermelhas foram fabricadas pela Poltrona Frau e desenhadas especialmente pelos arquitetos Fuksas. O lustre 'nuvem' do edifício foi produzido por iGuzzini e concebido pelo estúdio.