-
Arquitetos: BIRI
- Área: 260 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Gabriel Castro / Reverbo
-
Fabricantes: Alutec (Alcoa), Esmad, Madepal, Oficina Cerâmica Francisco Brennand, Othon de Carvalho, Preall
Descrição enviada pela equipe de projeto. Após a elaboração de algumas alternativas de ocupação para o terreno iniciados em meados de 2013, o programa arquitetônico é revisto e discutido de modo à atender efetivamente os anseios do casal que fazem, hoje, desta obra seu lar e espaço de convívio e visita dos filhos e netos.
No fundo do terreno, desde os primeiros diálogos, foi prevista uma área destinada ao galinheiro e pedido que não se utilizasse muros no alinhamento frontal.
As premissas para o desenvolvimento da proposta buscam setorizar a transição entre os ambientes sociais e íntimos de forma gradativa, deste modo, o “partido em L” desempenha um papel fundamental na implantação da obra além de possibilitar integração com a paisagem e área externa.
Todos os ambientes propostos são dispostos para vista predominante que tem insolação Sul, logo, possibilita-se abertura de panos translúcidos conjugados com venezianas de madeira para fechar os quartos de acordo com a vontade do morador.
A sala e cozinha são integradas com um pátio externo que exerce ponto de convergência e encontro da casa. Um quarto de apoio, área de serviço , depósito e garagem são locados a Oeste.
Os materiais e elementos empregados, o acabamento da laje e embasamento em estado natural/bruto buscam ressaltar a simplicidade com que a obra busca se relacionar com o terreno.