- Área: 2800 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Laurian Ghinitoiu, Rasmus Hjortshøj, Mike Bink, Colin Seymour
-
Fabricantes: Ideal Work, Louis Poulsen, Roblon
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo TIRPITZ é um santuário na areia que atua como um contrapeso gentil para a dramática história da guerra em Blåvand, na costa oeste da Dinamarca.
O "museu invisível" de 2800 m² transforma e expande um bunker alemão da Segunda Guerra Mundial em um complexo cultural inovador que compreende quatro exposições dentro de uma única estrutura, perfeitamente incorporada à paisagem.
Após se depararem com o bunker na chegada, os visitantes percorrem os caminhos traçados e se deparam as paredes cortadas nas dunas para, enfim, se encontrarem em uma clareira central.
O pátio permite o acesso aos quatro espaços subterrâneos da galeria que recebe muita luz natural, mesmo que sejam literalmente esculpidas na areia.
As exposições, projetadas pelos holandeses da Tinker Imagineers, mostram experiências temáticas permanentes e temporárias que fundamentam o conto de uma impressionante máquina de guerra.
Embora estabelecido pelo objeto pesado e hermético do bunker da Segunda Guerra Mundial, o novo TIRPITZ é um forte contraste com o monólito de concreto ao se camuflar com a paisagem e trazer leveza e abertura para o novo museu.