- Área: 32000 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Hufton+Crow
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado acima da estação de metrô Tre Torri, na linha M5 da rede metroviária de Milão, o Centro Comercial CityLife é composto por um parque público com praças internas e externas, refeitórios, restaurantes, cafés, lojas e um cinema, abrigando ainda instituições de saúde e bem estar do município.
Prevê-se que o novo centro comercial de 32 mil metros quadrados receba aproximadamente sete milhões de visitantes todos os anos, assim que a construção do CityLife seja concluída em 2020. Este será um dos maiores projetos de renovação urbana da Europa e inclui mais de 1.000 novas unidades habitacionais, escritórios com cerca de 10.000 postos de trabalho, um novo parque de 16 hectares, além de várias praças e um jardim de infância.
Definido pelos três eixos viários da cidade que convergem no centro do CityLife, o projeto do centro comercial é uma continuidade formal da geometria da Torre de 44 pavimentos que será ocupada agora em 2018 pelos mais de 3.000 funcionários da empresa de seguros Assicurazioni Generali, com sede em Milão.
Sua geometria se define a partir do tecido urbano na qual está inserida, que vai se rotacionando à medida que a torre se desenvolve em altura, orientando sua parte superior voltada para o Duomo, a famosa catedral de Milão localizada no centro da cidade.
Pisos, forros e pilares revestidos de bambu acolhem os visitantes no interior do centro comercial. O bambu laminado colado é um material de extrema durabilidade, com ampla disponibilidade no mercado além de ser produzido a partir de fontes sustentáveis.
A materialidade austera do piso e dos pilares de bambu encontra com o forro vazado no capitel de cada coluna, expressando a diversidade do material em diferentes superfícies. Os dois balcões esculturais de bambu que dão suporte ao café, seguem esta mesma linguagem de projeto fluida e contínua.
Aa peças laminadas de bambu foram coladas sob alta pressão e posteriormente esculpidos por uma CNC de 5 eixos. Todo o acabamento foi feito à mão para criar cada um dos elementos que compõe o espaço interior do centro comercial.
A renovação do CityLife com mais de 36 hectares reconecta o antigo centro de exposições de Milão com a cidade, possibilitando o uso e a apropriação da população durante o ano todo. Desta maneira, este novo parque público será integrado com a mais ampla área pedonal da cidade, criando o maior espaço público integrado que a cidade já viu nos últimos 120 anos.
Os edifícios projetados para o CityLife, foram concebidos de forma bastante eficiente, reduzindo o consumo de energia e minimizando as emissões de gás carbônico. O projeto recebeu a certificação LEED Gold do US Green Building Council (USGBC).