Jardim 40 / FMJPC Arquitetura e design

Jardim 40 / FMJPC Arquitetura e design - Fotografia de ExteriorJardim 40 / FMJPC Arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Viga, DormitórioJardim 40 / FMJPC Arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaJardim 40 / FMJPC Arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaJardim 40 / FMJPC Arquitetura e design - Mais Imagens+ 14

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  215
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nuno Almendra
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Azulcer, Efapel, Granitrans, Matierra, Normo
  • Equipe De Projeto: João Pedro Cavaco, Filipa Menino, Bruno Andrade, Cristiana Gama
  • Cidade: Arruda dos Vinhos
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Jardim 40 / FMJPC Arquitetura e design - Fotografia de Exterior
© Nuno Almendra

Descrição enviada pela equipe de projeto. Jardim 40 é um projeto de alteração de um jardim e anexo numa moradia localizada no concelho de Arruda dos Vinhos. O espaço original da construção era existente, mas encontrava-se obsoleto e a intervenção teve como objetivo atualiza-lo e torna-lo útil para convívios em família e amigos.

Jardim 40 / FMJPC Arquitetura e design - Fotografia de Exterior
© Nuno Almendra

O programa passava pela construção de uma piscina e de um espaço de convívio junto à piscina com uma copa de apoio, para ser utilizado maioritariamente durante o verão. Nesse sentido e tentando preservar ao máximo os limites da construção existente, o desenho do espaço passou por um gesto simples de manter a memória do existente, com uma solução material que remetesse a construção mediterrânea. 

Jardim 40 / FMJPC Arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Nuno Almendra

No exterior, foi feita a alteração do acesso pedonal ao anexo, sendo proposta a construção de grandes degraus em betonilha afagada que, por sua vez, contrastavam com o pavimento em torno da piscina proposto em pavimento cerâmico, tipo tijoleira terracota, em espinhado. A piscina surge como um novo nível, em branco, destacando-se assim nos diferentes níveis e materialidades que a rodeiam. O pavimento em torno da piscina é ininterrupto para o interior do espaço de anexo, cujo desenho do espaço é realizado pelo mobiliário que define as diferentes zonas, nomeadamente, a copa, a zona de refeições e a zona de estar.

Jardim 40 / FMJPC Arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Viga, Dormitório
© Nuno Almendra
Jardim 40 / FMJPC Arquitetura e design - Imagem 18 de 19
Planta
Jardim 40 / FMJPC Arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Nuno Almendra

Aqui a intenção foi que apesar do espaço se formar por três áreas distintas, o mesmo fosse desenhado como um só, devido à sua dimensão e daí as materialidades entre todo o mobiliário e objetos das três zonas estarem em harmonia. A copa, sendo o espaço mais importante do anexo, assume por isso maior dimensão e destaca-se pela ilha toda revestida em pedra, que se afirma como a charneira do espaço. A iluminação artificial tanto no interior como no exterior do espaço é estudada considerando ambientes com vários níveis de iluminação e que permitam não só considerar a funcionalidade do espaço, mas também a luz ambiente.   

Jardim 40 / FMJPC Arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa
© Nuno Almendra

Jardim 40 é um projeto de arquitetura e design de interiores, que permite a partir da utilização de poucos materiais, na sua maioria naturais, reformular um espaço a partir de um gesto que recupera aquilo que o local era e as suas memórias, ao mesmo tempo que o atualiza e lhe dá novas funções.

Jardim 40 / FMJPC Arquitetura e design - Fotografia de Exterior
© Nuno Almendra

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:2630 Arruda dos Vinhos, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jardim 40 / FMJPC Arquitetura e design" 02 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993931/reforma-jardim-40-fmjpc-arquitetura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.