Cor, composição e escala: analisando a fotografia de arquitetura brutalista

Ora escultural e expressivo, ora monolítico e monótono, o estilo arquitetônico brutalista é igualmente diverso e polêmico. Desde suas origens como subproduto do movimento modernista na década de 1950 até hoje, os edifícios brutalistas continuam sendo um ponto de discussão popular no debate arquitetônico. Uma possível explicação para isso é que estes edifícios brutalistas geralmente são muito fotogênicos; suas texturas e sombras dramáticas criam imagens apelativas.

Cor, composição e escala: analisando a fotografia de arquitetura brutalista - Imagem 2 de 22Cor, composição e escala: analisando a fotografia de arquitetura brutalista - Imagem 3 de 22Cor, composição e escala: analisando a fotografia de arquitetura brutalista - Imagem 4 de 22Cor, composição e escala: analisando a fotografia de arquitetura brutalista - Imagem 5 de 22Cor, composição e escala: analisando a fotografia de arquitetura brutalista - Mais Imagens+ 17

Experimentar a arquitetura é uma questão espacial e física. No entanto, a nossa compreensão de muitos edifícios é obtida a partir de fotografias - já que não podemos visitar todas as estruturas do mundo - algo que é intensificado na realidade tecnológica de hoje (veja a popularidade do Instagram). Fotógrafos da arquitetura brutalista, nas técnicas que usam e na escolha do assunto, contam diversas narrativas desse evocativo estilo arquitetônico.

Com a ênfase do Brutalismo na forma e na materialidade, alguns fotógrafos optam por não fotografar em cores, permitindo que os elementos arquitetônicos da arquitetura brutalista ocupem o centro do palco, além de destacar interações dramáticas de luz e sombra. As fotografias de Rodolfo Lagos dos pontos turísticos brutalistas de Barcelona são em preto e branco, por exemplo, enfatizando os exteriores geométricos de ícones como o Edifício Colon e as Autopistas Acesa de Claudio Carmona. Em Beirute, o arquiteto Hadi Mroue também optou pela fotografia em preto e branco. Estruturas retilíneas projetadas por Antoine Romanos e Gregoire Serof foram retratadas dessa maneira para enfatizar a forma de seus telhados.

Cor, composição e escala: analisando a fotografia de arquitetura brutalista - Imagem 20 de 22
Edifício Colon / Josep Ribas González, J. Anglada, D. Gelabert (1971). Imagem © Rodolfo Lagos
Cor, composição e escala: analisando a fotografia de arquitetura brutalista - Imagem 21 de 22
Edifício projetado por Antoine Romano em Achrafieh, Beirute. Imagem © Hadi Mroue

Quando essa abordagem é abandonada em favor da cor, outra compreensão da arquitetura brutalista toma forma. A série de fotos do fotógrafo de arquitetura Roberto Conte, examinando formas brutalistas construídas entre os anos 1960 e 1980, é vibrante. Fotografado em dias ensolarados, sob um céu sem nuvens, o concreto cinza claro dos prédios residenciais da Cooperativa Habitacional Militar cria um rico contraste com as árvores no nível do solo e a vegetação pendurada nas varandas. Os edifícios brutalistas de Barcelona e Madri - cidades com climas mediterrâneos amenos - são vistos de maneiras completamente diferentes, dependendo dessa escolha visual. A cor na fotografia de Conte confere uma certa leveza às formas concretas, fazendo com que se misturem, de certa forma, com a paisagem. As imagens em preto e branco de Lagos enfatizam de várias maneiras o peso das estruturas brutalistas de Barcelona, ​​a vegetação, em vez disso, recua para o fundo.

Cor, composição e escala: analisando a fotografia de arquitetura brutalista - Imagem 9 de 22
Edificio Princesa - edifícios residenciais para a Cooperativa de Habitação Militar em Madrid, Espanha fotografados por Roberto Conte. Imagem © Roberto Conte
Cor, composição e escala: analisando a fotografia de arquitetura brutalista - Imagem 7 de 22
Edificio Princesa - edifícios residenciais para a Cooperativa de Habitação Militar em Madrid, Espanha fotografados por Roberto Conte. Imagem © Roberto Conte

Mas mesmo em climas mais frios do que em Barcelona, Madri e Beirute, a cor - ou a falta dela - pode criar representações extremamente emotivas da arquitetura brutalista. As fotografias de Alexander Veryovkin de cidades pós-industriais da era soviética para Zupagrafika foram tiradas no inverno, quando as fachadas pintadas seletivamente contrastam com a neve branca. Com esse uso da cor como técnica fotográfica e narrativa, há outro componente-chave - a escala. As imagens de Veryovkin acentuam muito o tamanho imponente dos muitos prédios de apartamentos em cidades como Vorkuta, Mirny, Norilsk e Kirovsk. A arquitetura quase domina a lente da câmera, e figuras solitárias são retratadas caminhando entre essas estruturas, ofuscadas pelos blocos de concreto atrás delas.

Cor, composição e escala: analisando a fotografia de arquitetura brutalista - Imagem 18 de 22
Distrito de Zayagorbsky (Zarechye), Cherepovets. Imagem © Alexander Veryovkin, com David Navarro e Martyna Sobecka (Zupagrafika)
Cor, composição e escala: analisando a fotografia de arquitetura brutalista - Imagem 19 de 22
Distrito de Zayagorbsky (Zarechye), Cherepovets. Imagem © Alexander Veryovkin, com David Navarro e Martyna Sobecka (Zupagrafika)

Na série de fotos “Spaces for Winds” de Alexey Kozhenkov, a arquitetura brutalista dos arredores de Belgrado também é representada com ênfase na escala. Uma fotografia, do complexo residencial conhecido como “Prédio da TV”, mostra uma pessoa solitária olhando para as sacadas e janelas quadradas do prédio de apartamentos, e outra, tirada na Genex Tower, mostra uma pessoa caminhando em primeiro plano dominada pelo concreto se elevando ao fundo.

Cor, composição e escala: analisando a fotografia de arquitetura brutalista - Imagem 16 de 22
"Edifício da TV" - Belgrado. Imagem © Alexey Kozhenkov
Cor, composição e escala: analisando a fotografia de arquitetura brutalista - Imagem 17 de 22
Genex Tower", também conhecida como Portão da Cidade Ocidental. Imagem © Alexey Kozhenkov

Mas e as pessoas? O brutalismo como estilo arquitetônico tem recebido continuamente críticas devido à sua monumentalidade e à falta de cuidado com a escala humana. A fotografia da arquitetura brutalista pode ser culpada de perpetuar isso, já que o nível da rua é ignorado em favor de um edifício inteiro no quadro. Os registros de Iwan Baan que acompanham a exposição e o livro “African Modernism: The Architecture of Independence” partem disso, favorecendo uma perspectiva mais centrada nas pessoas.

Cor, composição e escala: analisando a fotografia de arquitetura brutalista - Imagem 22 de 22
Kenyatta International Conference Centre, Nairóbi. Imagem © Iwan Baan

Uma fotografia do mercado Wakulima de Nairóbi prioriza a atividade de negociação que ocorre no mercado, com suas distintas colunas de concreto, um elemento imperdível da composição que não se apresenta de forma avassaladora. A Universidade da Zâmbia, de Lusaka, composta por cubóides lineares de concreto, é retratada em uma imagem através do ponto de vista de alunos e professores em uma área comum, a nível do solo. Em outra imagem, do icônico Kenyatta International Conference Centre (KICC) de Nairóbi, as normas da fotografia arquitetônica são praticamente rejeitadas, apresentando o interior do edifício - e no centro do quadro um homem de terno usando seu telefone, empoleirado em uma balaustrada . Esta imagem em particular pode não oferecer muitas informações sobre a forma arquitetônica ousada do KICC, mas é uma imagem útil das atividades individuais, muitas vezes mundanas, que ocorrem nos marcos brutalistas.

Cor, composição e escala: analisando a fotografia de arquitetura brutalista - Imagem 15 de 22
University of Zambia - UNZA, Lusaka (Zambia), por Julian Elliott, 1965-1970. Imagem © Iwan Baan

Há uma camada de subjetividade, é claro, nos significados extraídos de fotografias. O que é aparente na fotografia da arquitetura brutalista, desde a cor, composição e escala - e até mesmo o elemento humano - é que as abordagens da fotografia são tão abrangentes quanto os próprios edifícios.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Maganga, Matthew. "Cor, composição e escala: analisando a fotografia de arquitetura brutalista" [Color, Composition, and Scale: Analyzing Brutalist Photography] 05 Fev 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994919/cor-composicao-e-escala-analisando-a-fotografia-de-arquitetura-brutalista> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.