Danica O. Kus

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Mulheres na fotografia de arquitetura

Maioria em graduações de arquitetura em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil, as mulheres superam os homens em número de profissionais em atividade, entretanto, sua representatividade vem, há décadas, sendo sistematicamente diminuída frente à atuação masculina. 

O debate sobre o papel das mulheres na arquitetura não é recente, contudo, ganhou força a partir de 2013 com a petição para que Denise Scott Brown fosse retroativamente reconhecida como vencedora do Prêmio Pritzker de 1991 - junto à Robert Venturi - e a consequente rejeição do pedido por parte do Prêmio. Desde então, o reconhecimento do papel das mulheres na arquitetura vem sendo tópico de diversos - e necessários - debates, palestras, simpósios e exposições em todo o mundo.

Aeroporto Tempelhof de Berlim: redenção através do reuso adaptativo

A história do Aeroporto Tempelhof de Berlim parece que nunca terá um fim.

Localizado ao sul do tradicional bairro de Kreuzberg e a apenas quinze minutos de bicicleta do centro da cidade, o antigo complexo nazista - contando o terminal, os hangares e seu enorme campo de pouso - ocupa uma área de mais de 400 hectares em um área em pleno desenvolvimento imobiliário da capital alemã. Se estivéssemos em qualquer outra metrópole, esta "mina de ouro" urbana teria sido arrebatada rapidamente há alguns anos, mas, se tratando de Berlim, a apropriação criativa desta histórica estrutra prevaleceu sobre as narrativas de desenvolvimento urbano mais convencionais.

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Em foco: Smiljan Radić

Conhecido principalmente por seu projeto para o Serpentine Gallery Pavilion de 2014, o arquiteto Smiljan Radić (nascido no dia 21 de junho de 1965) é uma das figuras mais proeminentes da arquitetura chilena contemporânea. Com uma abordagem distinta em relação à forma, materiais e contextos naturais, Radić  se detém sobretudo em projetos de pequena e média escala que flertam com a noção de fragilidade.

6 Projetos que foram renegados por seus arquitetos

Construção é um exercício de frugalidade e compromisso. Para ver seu trabalho realizado, os arquitetos têm que conciliar as demandas dos empreendedores, empreiteiras, clientes, engenheiros - às vezes até mesmo os governos. As concessões resultantes deixam frequentemente os arquitetos com o ego ferido e um resultado arquitetônico que não os satisfaz. Embora esses arquitetos sempre façam o máximo para corrigir quaisquer problemas, algumas disputas são tão vorazes que o arquiteto sente que não têm escolha a não ser abrir mão de seu próprio trabalho. Veja, a seguir, seis exemplos notáveis em que isso aconteceu:

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SeaGlass Carousel em Nova Iorque, pelas lentes de Danica O. Kus

Em sua mais recente série de fotografias, a fotógrafa de arquitetura Danica O. Kus direciona suas lentes para dentro do Carrossel SeaGlass de Nova Iorque, projetado pela WXY Architecture + Urban Design em parceria com o artista George Tsypin. Concluído em meados de 2015, o pavilhão em forma de náutilo, de 250 metros quadrados, tornou-se a nova atração em Battery Park, oferecendo aos visitantes uma experiência imersiva em LED e áudio inspirada em organismos bioluminescentes encontrados no fundo do oceano.

SeaGlass Carousel em Nova Iorque, pelas lentes de Danica O. Kus - Mais Imagens+ 10

VIA 57 West pelas lentes de Danica O. Kus

A fotógrafa de arquitetura Danica O. Kus compartilhou conosco novas imagens do projeto VIA 57 West do escritório dinamarquês BIG. Inaugurado este ano, o edifício já venceu diversos prêmios, incluindo o International Highrise Award 2016. Esta recente série de fotografias nos transporta para dentro dos espaços públicos e privados do edifício de 32 pavimentos, incluindo o saguão de entrada, o lounge, a piscina e algumas unidades residenciais.

Veja a série fotográfica, a seguir.

VIA 57 West pelas lentes de Danica O. Kus - Mais Imagens+ 21

Projeto de Peter Zumthor para o LACMA é apresentado na Bienal de Veneza 2016

Na Bienal de Veneza de 2016, Peter Zumthor colocou seu projeto para o Museu de Arte de Los Angeles (LACMA) em exposição para a comunidade profissional. Dentro do edifício do Arsenal, uma maquete de edifício foi suspensa, parecendo flutuar dentro de um mostruário curvo de obras de tecido da artista Christina Kim, enquanto que uma música de Walter De Maria - 'Ocean Music', escrita em 1968 - proporciona um fundo rítmico para a instalação.

Saiba mais sobre a exposição, a seguir.

Projeto de Peter Zumthor para o LACMA é apresentado na Bienal de Veneza 2016 - Mais Imagens+ 7

Filarmônica de Paris pelas lentes de Danica O. Kus

Inaugurada em janeiro deste ano, a Philharmonie de Paris foi projetada por Jean Nouvel, embora este tenha posteriormente se afastado da imagem do projeto. A sala de concertos, um equipamento com capacidade para 2.400 pessoas, busca "inventar um modelo próprio", segundo a página da Filarmônica. A proposta rompe com o bloco das salas de concerto ao criar matematicamente um espaço mais íntimo - "a distância entre o maestro e o espectador mais distante é de apenas 32 metros". O arquiteto trabalhou em conjunto com vários especialistas em acústica para "desenvolver um sistema ousado de balcões em balanço e nuvens flutuantes." Apresentamos aqui o edifício através das lentes da fotógrafa Danica O. Kus. Veja a série completa de fotografias, a seguir.

Filarmônica de Paris pelas lentes de Danica O. Kus - Mais Imagens+ 15

A arquitetura não precisa de reconstrução, precisa de críticos mais conscientes

Nas últimas semanas, uma série de comentaristas de arquitetura reacionários saíram da toca para denunciar o que vêem como o rumo atualmente negativo da arquitetura contemporânea. Eles afirmam que a arquitetura deve ser "reconstruída" ou que ela está “implodindo.” A partir de suas indicações, a arquitetura está no limite de sua vida, dando o seu último suspiro. A crítica que eles oferecem é de que a arquitetura contemporânea tornou-se (ou sempre foi?) insensível aos usuários, às condições do local, à história - dificilmente um romance. Todos os anos, este tipo de ataque frontal contra o valor da arquitetura contemporânea é lançado, mas as críticas desta vez parecem especialmente superficiais e equivocadas. Analisando a cena contemporânea da arquitetura global, eu realmente sinto que estamos em um lugar surpreendentemente saudável, se você olhar para além das vitrines óbvias. Temos escapado dos dogmas evidentes do passado e renovamos nosso foco nas questões de meio ambiente e ação social, estamos mais preocupados do que nunca com a tectônica e em como construir com qualidade. Mas os críticos perenes da arquitetura contemporânea parecem não ter analisado profundamente, ou mesmo cuidadosamente. E, infelizmente, as várias contestações às suas críticas, em apoio à arquitetura moderna e experimental, têm sido mal argumentadas.

A arquitetura não precisa de reconstrução, precisa de críticos mais conscientes - Mais Imagens+ 7

Fundação Louis Vuitton de Frank Gehry / Imagens por Danica O. Kus

A fotógrafa de arquitetura Danica O. Kus compartilhou conosco imagens da Fundação Louis Vuitton, projeto de Frank Gehry recentemente concluído. Rotulado de "o triunfo do fim de uma carreira" por Christopher Hawthorne, crítico do Los Angeles Times, a estrutura envidraçada se projeto sobre um espelho d'água no Jardin d’Acclimatation em Paris. Para uma análise mais atenta sobre o tão comentado projeto de Gehry, veja as fotos de Kus a seguir.

Fundação Louis Vuitton de Frank Gehry / Imagens por Danica O. Kus - Mais Imagens+ 18

SelgasCano selecionado para projetar o Serpentine Pavilion de 2015

O escritório espanhol SelgasCano foi selecionado para projetar o Serpentine Gallery Pavilion de 2015. O pavilhão será construído nos Kensington Gardens, em Londres, durante o verão e servirá de espaço de encontros e trocas sociais sem função definida.

Liderado por José Selgas e Lucía Cano, este será o primeiro escritório espanhol a projetar o pavilhão, com a AECOM, mais uma vez, oferecendo serviços de engenharia e soluções técnicas. Embora o projeto não seja revelado até fevereiro de 2015, SelgasCano comentou o seguinte:

"Esta é uma oportunidade maravilhosa e única de trabalhar em um Jardim Real no centro de Londres. Ambos os contextos - 'Jardim' e 'Londres' - são muito importantes para nós no desenvolvimento desse projeto. [...] Jardim e Londres (o que melhor define Londres?) serão os elementos a serem expostos e desenvolvidos no Pavilhão. Para isso, usaremos apenas um material que servirá de tela para ambos: a transparência. Esse 'material' deve ser explorado em todas as suas possibilidades estruturais, evitando outro material secundário que o sustente, e as mais avançadas tecnologias serão necessárias para alcançar tal transparência."