-
Arquitetos: Estudio Frolik
- Área: 392 m²
- Ano: 2023
Casa V / Estudio Frolik
Casas Guardabarrera / Francisco Cadau Oficina de Arquitectura
4 Casas com pátio em frente / Francisco Cadau Oficina de Arquitectura
Arquiteturas argentinas com tijolo: obras contemporâneas que exploram o uso local do material
"El ladrillo es, sin duda alguna, el material de construcción más validado por el imaginario colectivo; desde las fábulas infantiles hasta los relatos más experimentales se han inspirado en los varios signos que le confiere su impronta."
Assim começa "Arquitecturas Argentinas con Ladrillo", um livro editado por Bisman Ediciones e coeditado pela Universidade de Morón e grupo UNICER, com a participação da Universidade Católica de Córdoba. Este, como um compêndio, representa uma seleção minuciosa de obras recentemente construídas na Argentina com um grande denominador comum: o estudo e uso do tijolo como material de construção para a arquitetura.
Por meio de diversos recursos gráficos como plantas, fotos e detalhes construtivos inéditos, o livro apresenta-se como um verdadeiro catálogo de tipologias que investiga a diversidade e versatilidade das aplicações da alvenaria na Argentina. Um volume que compila história, técnica e referências contemporâneas mostrando como, inevitavelmente, o tijolo se posiciona sendo um dos materiais distintivos e identificadores da arquitetura argentina e latino-americana.
Prêmio Mies Crown Hall Americas divulga lista de projetos finalistas da categoria principal no 2022
O Prêmio Mies Crown Hall Americas (MCHAP) anunciou os 48 projetos finalistas selecionados pelo júri do MCHAP 2022. Dos projetos indicados, foram escolhidos 38 para a categoria MCHAP e 10 para a categoria MCHAP.emerge. O quarto ciclo de prêmios considera obras construídas concluídas nas Américas entre janeiro de 2018 e dezembro de 2021, indicadas por uma rede anônima de especialistas e profissionais internacionais.
Edifício Damero / Francisco Cadau Oficina de Arquitectura
-
Arquitetos: Francisco Cadau Oficina de Arquitectura
- Área: 1835 m²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: Aluar, Blangino, Cregar, FV, Faplac, +7
Casa MM / Colle-Croce
-
Arquitetos: Colle-Croce
- Ano: 2012
-
Fabricantes: ACINDAR, VASA
Arquitetura em desnível: 10 projetos de casas na Argentina
A diferença de nível é uma ferramenta muito utilizada por arquitetos e arquitetas para lidar com a topografia de um determinado terreno. Neste caso, os espaços interiores—em seus múltiplos níveis—refletem algumas das principais estratégias utilizadas pelos projetistas para adaptar ou encaixar um edifício na paisagem topográfica. Desta forma, é muito comum encontrarmos edifícios escalonados e volumes suspensos em terrenos de inclinação acentuada. Além desta condicionante física, por assim dizer, defasagens e desníveis também podem adquirir um caráter funcional, permitindo separar espaços sem a necessidade de construir paredes ou barreiras verticais, segmentando o plano horizontal em diversos níveis—elevados ou rebaixados.
Detalhes construtivos apresentam 16 formas de assentar tijolos
Os diferentes modos de dispor peças de alvenaria permitem configurar diversos espaços habitáveis. O tijolo está presente em espaços exteriores e interiores, que através de diferentes composições podem permitir a entrada da luz natural e gerar um ritmo dinâmico nas paredes.
Ao longo da história, o emparelhamento de tijolos constituiu algumas formas pré-determinas de disposição de peças, no entanto, existe uma infinidade de maneiras de distribuição, por este motivo selecionamos 16 projetos que evidenciam o potencial de estudo da posição dos tijolos.
Escritório Mercado Livre / Estudio Elia Irastorza + BMA arquitectos + Methanoia
-
Arquitetos: BMA arquitectos, Estudio Elia Irastorza, Methanoia
- Área: 21 m²
- Ano: 2019
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Herman Miller, Actiu, Aistec, Arper, +30
Campus Virtual UNC / Deriva Taller de Arquitectura + Guillermo Mir + Jesica Grötter
-
Arquitetos: Deriva Taller de Arquitectura, Guillermo Mir, Jesica Grötter; Deriva Taller de Arquitectura, Guillermo Mir, Jesica Grötter
- Área: 2520 m²
- Ano: 2018
Casa na árvore / Estudio Botteri-Connell
Fotos da Semana: arquiteturas de tijolo
É inegável que arquitetos amam tijolos; não apenas pela atmosfera aconchegante que ajudam a criar, mas também pela diversidade de expressões que podem ser alcançadas quando são empregados de forma criativa. Dependendo da disposição dos blocos ou fiadas, é possível chegar a resultados originais e atraentes. Esta expressividade é o que fotógrafos como Hiroyuki Oki, Gustavo Sosa Pinilla e François Brix têm tentado registrar em suas imagens. Nelas, a luz é o elemento essencial da composição, permitindo controlar a intensidade de cor, contrastar os cheios e vazios e potencializar as impressionantes texturas dos tijolos.
Centro de Serviços e Praça Cívica Puertos / Torrado Arquitectos
Casa Jauretche / Colle-Croce
Pavilhão Experimental de Tijolos / Estudio Botteri-Connell
Casa S&S / Besonias Almeida Arquitectos
-
Arquitetos: Besonias Almeida Arquitectos
- Área: 810 m²
- Ano: 2015