-
Arquitetos: Associates Architecture
- Área: 490 m²
- Ano: 2024
-
Fabricantes: Green Ger , Impresa Edile Astori
Monumento Eco da Montanha / Associates Architecture
Vinícola Il Brolo della Cantina Gorgo / Bricolo Falsarella
-
Arquitetos: Bricolo Falsarella
- Área: 1750 m²
- Ano: 2021
Restaurante Wood Court / INS Ilaria Nava Studio
Future Architecture divulga lista de bolsistas 2020
A plataforma Future Architecture anunciou a lista de bolsistas de 2020. Com 433 propostas de 53 países, participaram mais de 800 candidatos em inscrições individuais e em grupo. Os bolsistas serão convidados a participar do Intercâmbio Criativo 2020 no MAO Liubliana, onde poderão trocar ideias e estabelecer redes de contato com participantes do mundo todo.
Renovação e Extensão da Escola Primária G.Zanella / Giulia de Appolonia- officina di architettura
-
Arquitetos: Giulia de Appolonia- officina di architettura; Giulia de Appolonia- officina di architettura
- Área: 2 m²
- Ano: 2016
-
Fabricantes: Investwood, RODECA GMBH, Riverclack
As possibilidades da iluminação artificial para melhorar (ou piorar) a arquitetura
Das diferentes etapas que regem o trabalho em arquitetura ou interiores, a iluminação é algo capaz de valorizar ou destruir visualmente um espaço concebido. Isso porque existem diferentes possibilidades de iluminação artificial e fontes de luz pensadas para as mais diferentes tarefas, ambientes e finalidades dentro de um espaço interno ou mesmo, externos, como em fachadas e projetos paisagísticos. Pensemos em dois ambientes com as mesmas dimensões e layout. Suponhamos que no primeiro, fosse aplicado apenas um ponto de luz – geral no caso – enquanto no segundo fosse realizado um projeto luminotécnico considerando cada um dos usos do espaço, valorizando determinados aspectos. Sem dúvidas, a segunda opção constitui-se de um espaço mais agradável. Da mesma forma que um projeto luminotécnico equivocado pode estragar um espaço. Mas como é possível atingir esses diferentes resultados?
Neste artigo já aprendemos como calcular a intensidade de luz necessária para cada ambiente. Aqui, de maneira prática, compilamos a seguir uma lista com alguns dos conceitos-chave para os diferentes tipos de sistemas de iluminação.
Documentários de Arquitetura para assistir em 2018
O êxito profissional e sua celebração podem destacar certos arquitetos dentro do próprio campo da arquitetura e criar uma espécie de anteparo em relação a outros profissionais e estudantes. Este acaba agindo tanto como pedestal, elevando aqueles de grandes feitos, quanto como barreira, distanciando-os dos demais e criando certa aura em torno de suas personas. Especular os pormenores da vida desses arquitetos é, em alguma medida, comum, e raro é o estudante que nunca teve devaneios sobre a rotina de Paulo Mendes da Rocha ou quantas milhas já voo Rem Koolhaas.
A discrição de tais arquitetos não permite muitas conclusões, e talvez o mais próximo que consigamos chegar desses detalhes seja através dos documentários listados a seguir:
Reforma da Casa CC / Matteo Foresti
Bicho, Teatrinho e Fogo / Roberto Cremascoli + Nicolò Galeazzi + Ivo Poças Martins
-
Arquitetos: Roberto Cremascoli + Nicolò Galeazzi + Ivo Poças Martins; Roberto Cremascoli + Nicolò Galeazzi + Ivo Poças Martins
- Área: 800 m²
- Ano: 2017
Usar a beleza: uma homenagem de Roberto Cremascoli a Álvaro Siza
A beleza é a única prática que pode salvar o homem.
Sorte é viver dentro dela.
É com essa consciência, ou não, que a humanidade ao longo dos séculos tentou dar forma aos seus lugares. Lorenzo Bernini, arquitecto e escultor, dizia que a função da arquitectura e da arte era tornar mais belos os lugares.
Dar forma a um lugar é a tarefa de cada arquitecto.
Dar beleza a um lugar é a tarefa dos melhores arquitectos, que transformam aquele lugar, preparando-o “à medida do homem”.
Álvaro Siza aprendeu a não ter medo de usar a beleza.
Ensina-nos que é mais fácil fazer bem usando-a.
Nos seus desenhos cabe toda arquitectura do mundo.
O homem está no centro daquele mundo.
Aí, cabe a beleza que se revela em todo o seu esplendor.
Parabéns Álvaro Siza.
Reforma Villa Brolo Saccomani / Bricolo Falsarella
Exposição - Coleção de Serralves: 1960-1980 / COR Arquitectos
NAC - Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro por COR Arquitectos
O escritório Cremascoli Okumura Rodrigues Arquitectos compartilhou conosco uma nova série fotográfica do Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro realizada pelo fotógrafo de arquitetura Nicolò Galeazzi.
Capelas Mortuárias / NOARQ
Museu Castelvecchio – Ala Leste / Filippo Bricolo & Bricolo Falsarella Associates
Álvaro Siza na França: A Igreja de Saint-Jacques-de-la-Lande por Nicolò Galeazzi
A igreja de Saint-Jacques-de-la-Lande será a primeira igreja construída no século XXI na região da Bretanha, na França. Seu projeto é assinado pelo arquiteto português Álvaro Siza Vieira. O concreto branco e a luz de Siza brindam um espaço de cerimônia único, que se integra delicadamente no bairro a sul de Rennes, uma zona residencial com blocos habitacionais de cinco pavimentos. O fotógrafo italiano, radicado em Porto, Nicolò Galeazzi, visitou a obra e compartilhou conosco seu olhar sobre as linhas de Siza em construção.
Série de exposições e conferências de Álvaro Siza em Roma
O MAXXI e a Academia Nacional de São Luca apresentam, de 26 a 28 de outubro de 2016, três dias de eventos dedicados a ÁLVARO SIZA EM ROMA, uma ocasião especial para contactar e aprofundar o conhecimento sobre o extraordinário trabalho do arquiteto português.
Mais um dia de alegria!
Para os oitenta anos de Álvaro Siza, em 2013, escrevi um texto para o jornal Público e a Ordem dos Arquitectos de Portugal. Falei no mestre utilizando palavras e expressões como luta corpo a corpo, capacidade de pensamento sincrético, treino de alta competição, intervenções cirúrgicas, serenidade, densidade, silêncio, combates, esforço, paciência, entusiasmo, reserva, prudência e medo, mas, principalmente, alegria.