-
Arquitetos: Florian Busch Architects
- Área: 223 m²
- Ano: 2023
Edifício Residencial Nobori / Florian Busch Architects
Casa M / Ayami Takada Architects
-
Arquitetos: Ayami Takada Architects
- Área: 199 m²
- Ano: 2023
Como usar policarbonato translúcido em fachadas de edifícios?
Seja se mesclando ou se destacando, incorporando transparência ou solidez, expressando aspereza ou suavidade, uma fachada é o meio pelo qual nos relacionamos com a arquitetura. Ela conta uma história e muitas vezes pode definir o tom para o restante do interior. Mas, além de definir uma experiência puramente visual, a envoltória de um edifício também deve ser prática, durável e ter a capacidade de gerenciar adequadamente as necessidades de iluminação e ventilação natural. Afinal, por ser o ponto de contato com o exterior, é responsável por mitigar os sons e fornecer proteção contra as condições climáticas, como vento, chuva, calor e umidade. Ao projetar uma fachada, é importante considerar um equilíbrio entre desempenho e uma bela estética. É claro que muitos materiais atendem com sucesso a esses critérios. Mas quando se trata de criar um ambiente confortável e cheio de luz, garantindo resistência, facilidade de instalação e versatilidade, as propriedades dos painéis de policarbonato translúcido parecem incomparáveis.
Casa em Yanakacho / Taiga Kasai + Chong Aehyang Architecture / KACH
-
Arquitetos: Taiga Kasai + Chong Aehyang Architecture / KACH
- Área: 173 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: C.I. TAKIRON Corporation, Serge Ferrari, Tsukiboshi Shoji
Galeria e Escritório Nishiji / KOMPAS
Casa Tree-ness / Akihisa Hirata
Novo conjunto habitacional do SANAA em Paris, pelas lentes de Vincent Hecht
O complexo de moradias sociais recentemente concluído da SANAA em Paris foi registrado em uma série de fotografias de Vincent Hecht. Iniciativa da Paris Habitat, a maior empresa de habitação social da França, o projeto compreende quatro edifícios que acomodam mais de 100 unidades de habitação social.
Casas híbridas: 26 residências de uso misto
Normalmente, os espaços de uma casa são distribuídos em áreas comuns, quartos, cozinha e banheiros. No entanto, às vezes o cliente exige outros programas relacionados ao seu trabalho ou lazer, tornando o projeto da residência mais complexo. Como arquitetos, nos deparamos com um desafio interessante: mesclar a vida privada de seus habitantes com programas mais abertos, gerando espaços híbridos, muitas vezes de uso misto.
Conheça, a seguir, 26 projetos de residências que contam com notáveis adições, como lojas, campos de futebol, celeiros, estufas e até pistas de skate.
Museu Sumida Hokusai de Kazuyo Sejima, pelas lentes de Vincent Hecht
Nesta série fotográfica, Vincent Hecht direciona suas lentes para o recém-inaugurado Museu Sumida Hokusai, projetado por Kazuyo Sejima, Pritzker de 2010 e sócia do escritório SANAA. Localizado no bairro de Sumida, em Tókio, a estrutura angular de quatro pavimentos abriga uma coleção de mais de 1.800 obras de renomado pintor Katsushika Hokusai, que viveu em Sumida há mais de 200 anos.
Vídeo: Gifu Media Cosmos, por Toyo Ito
O mais recente vídeo da série Japanese Collection, criada pelo arquiteto e videomaker francês Vincent Hecht, retrato o projeto Gifu Media Cosmos de Toyo Ito. A biblioteca/galeria apresenta um forro de madeira ondulante e grandes funis translúcidos suspensos que definem áreas para atividades diversas. Uma série intermitente de aberturas na cobertura permite a entrada de luz natural no espaço interno.
Vídeo: Casa N, por Sou Fujimoto
O arquiteto e cineasta francês Vincent Hecht revisitou recentemente a Casa N, projetada por Sou Fujimoto, como parte de sua série de vídeos sobre arquitetura japonesa. Localizada em meio a um tradicional bairro Oita, a residência unifamiliar remete a "viver entre as nuvens", segundo descreveu Fujimoto. Uma rica sobreposição de espaços elimina cuidadosamente a noção de limites distintos, permitindo uma sutil mudança no programa que permite a maior consciência de seus espaços intersticiais.
"Classic Japan" Episódio 3: Prefeitura Municipal de Kagawa / Kenzo Tange
Esse episódio da série "Classic Japan", de Vincent Hecht, nos leva para dentro da Prefeitura Municipal de Kagawa, projetada por Kenzo Tange e concluída em 1958. Simulando a tradicional construção japonesa com madeira, a estrutura de concreto armado cria uma forma em "L" em torno de um pátio central, para onde se voltam os escritórios da torre administrativa de oito pavimentos.
Vídeo: Pavilhão Naoshima, de Sou Fujimoto, é inaugurado no Japão
O arquiteto e filmmaker francês Vincent Hecht registrou a abertura do Pavilhão Naoshima de Sou Fujimoto, localizado na costa de Kagawa, Japão. A estrutura de sete metros, feita de aço inoxidável branco, é parte da Trienal de Setouchi de 2016. Assista ao vídeo acima para ver mais detalhes do projeto.