-
Arquitetos: Hondelatte Laporte Architectes
- Área: 1445 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Ronan Lacroix
Este edifício é parte de uma operação maior e inovadora para melhorar o ambiente urbano ao redor de Porte Pouchet, limite de Paris (17º distrito), o anel rodoviário parisiano, Clichy e Saint-Ouen. Nove equipes de arquitetos trabalharam juntas para criar 180 unidades de habitação, como parte de um workshop chamado "Autrement Rue Rebière" e presidida por Paris Habitat e os arquitetos Periphériques. A ideia de estreitar a seção da Rue Rebière, que corre ao longo do cemitério Parisian Batignolles, conduz à recuperação de uma faixa de quase 600m de comprimento e 12,60m de largura.
Como figura-chave do projeto "Autrement Rue Rubière", as 21 unidades de habitação social projetadas pelos Hondelatte Laporte Architectes são distribuídas entre dois prédios, de três e de nove andares, separados por um jardim de árvores cerejeiras japonesas. A maioria dos flats possuem orientação dupla ou tripla: faceiam sul, sudeste e sudoeste. Os apartamentos são muito bem iluminados, de modo que aumentam a impressão da área superficial.
O regulamento do planejamento urbano proíbe que as unidades de habitação possuam aberturas com vistas que faceiem o cemitério (fachada norte). Todas as fachadas, incluindo aquelas de frente ao cemitério, não tem diferenciação propositalmente. Elas são compostas de um painel de duas cores (branco e metal galvanizado) em um modelo de verificação. De acordo com a luz, a hora do dia e o ponto de vista, refletem diferentes cores.
Separadas do edifício, três elegantes colunas dos terraços em forma de flores que sobem em espiral. Cada unidade de habitação tem seu próprio e notável terraço, projetado como um "cômodo extra" com qualidades específicas: é um espaço híbrido e independente que fica entre o exterior e interior, e apresenta cores específicas que dão a cada apartamento uma atmosfera única. Estes 14m² de espaço livre, diretamente conectado com a sala de estar, oferece uma gama ampla de usos e de iluminação. Este tamanho infere que há espaço para 8 pessoas sentadas entorno de uma mesa ou para pendurar uma rede. Os habitantes podem apreciar uma vista de 360º, observando os 11 hectares de verde do cemitério Batignolles, o maior espaço arborizado de Porte Pouchet. A partir do 5º pavimento, a vista da cidade de Paris se abre, desde Montmartre até a Torre Eiffel.