Estudantes da Universidade Federal do Ceará lançam concurso para captar ideias e propostas como alternativas ao viaduto de três níveis proposto pela Prefeitura Municipal de Fortaleza para o cruzamento entre as avenidas Antonio Sales e Engenheiro Santana Júnior, em pleno Parque do Cocó. O concurso não tem como objetivo julgar a melhor proposta, mas armar um conjunto de alternativas a serem apresentadas à prefeitura.
O viaduto proposto pela prefeitura é uma adequação de um projeto de 2003. Não visa em nenhuma instância os percursos dos pedestres ou qualquer medida em relação a meios alternativos e eficientes de transporte, como a bicicleta. Esta original iniciativa por parte de estudantes de arquitetura insere-se no atual contexto brasileiro de manifestações em prol da mobilidade urbana. O mesmo grupo de estudantes escreveu uma Carta Aberta sobre Mobilidade Urbana à Prefeitura Municipal de Fortaleza, juntamente com um abaixo-assinado. Ela pode ser lida e assinada aqui. Enquanto o mundo parece ir ao encontro dos parques e das ciclovias, a Prefeitura de Fortaleza parece voltar aos anos 1950, ainda sonhando que as grandes vias expressas e viadutos são as soluções para a cidade do futuro.
Por que?
Este concurso vem da necessidade de se propor alternativas à proposta retrógrada e rodoviarista que está sendo implantada pela prefeitura de Fortaleza. A partir dele queremos fomentar a produção de projetos que prezem por uma cidade mais humanizada, sustentável, com mais espaços públicos e modais coletivos. Criando-se assim maior qualidade de vida para a população.
Como?
A proposta para a área deverá ser feita a nível de partido arquitetônico em uma (01) prancha de tamanho A3 no formato pdf. A forma de representação é livre. O concurso é aberto tanto para graduandos quanto para arquitetos formados, além de outros profissionais envolvidos na melhoria dos espaços públicos e da mobilidade urbana.
Quando?
As propostas devem ser enviadas para o e-mail: cacau@arquitetura.ufc.br até o dia 10 de agosto de 2013. Não há limite para o número de participantes por projeto enviado. As melhores proposições serão expostas nos corredores da faculdade de arquitetura da UFC e disponibilizadas num caderno digital a ser produzido pelo grupo Direitos Urbanos | Fotaleza. Este caderno será direcionado à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) e à Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA). Além disso, o mesmo será disponibilizado livremente na internet.
Mais sobre o viaduto proposto pela Prefeitura Municipal de Fortaleza: G1 e O Povo Online.
Mais sobre o Concurso de Alternativas ao Viaduto: G1 e O Povo Online.