- Área: 406 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa com pouco mais de 400 m² foi construída em um condomínio fechado na praia de Xangri-lá, Rio Grande do Sul. A obra foi concluída em 2013.
A morfologia da casa é constituída por dois volumes: um mais alto, de tijolo aparente e outro mais baixo, de textura de concreto. Um painel de tábuas de madeira cria uma ligação entre os dois, rasgando-os de cima à baixo na fachada norte da casa.O volume térreo,de concreto,abriga as áreas sociais e de serviço da casa, enquanto o volume de tijolos abriga a área íntima. A laje superior do andar térreo é impermeabilizada, configurando um grande terraço com vista panorâmica.
O acesso à casa se dá através de um pórtico de concreto que rasga o bloco de tijolos. Ao cruzar o pórtico, antes de entrar na casa, o visitante encontra-se em um pátio reservado no interior do terreno. O acesso principal se dá por uma porta pivotante de tábuas de madeira, em seguida um piso também de madeira conduz a pessoa até a área social. As salas de estar e jantar são totalmente integradas entre si e comum a ampla varanda voltada para os fundos do terreno,onde está a piscina da casa e o lago do condomínio. A sala de estar,com lareira,é cercada por verde: de um lado fica o pátio interno da casa, do outro, a varanda com vista para o lago. A sala de jantar e a cozinha podem ser totalmente integradas através de grandes painéis deslizantes. A suíte principal fica localizada no segundo andar, onde o volume de tijolos forma um balanço sobre a varanda da piscina, proporcionando uma vista privilegiada para o lago.