- Ano: 2013
-
Fotografias:Claudia Gómez
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Alfa, Bom Box, Decorcerámica, Dekoloft, Greenlight, Grifox, Konker, Pintuco, Solinoff
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto partiu do convite da multinacional filipina, pioneira e líder mundial no desenvolvimento de plataformas e jogos online para projetar seu escritório em Bogotá. O conceito no qual se estruturou a proposta parte de uma analogia à dualidade hardware/ software, essencial à atuação da empresa. Para resolver o programa arquitetônico, empregou-se a lógica da arquitetura de computadores, da qual se extraem três elementos: primeiro os componentes funcionais (área de trabalho, salas, refeitório, etc.) que estruturam unidades dispostas no volume do edifício; segundo, uma coluna vertebral que as conecta e relaciona e terceiro, os periféricos de entrada e saída ao sistema, que definem os pontos de contato com os clientes.
Foram retomados elementos visuais dos primeiros desenvolvimentos computacionais da década de 1970, mesclando os componentes tecnológicos com madeira e metal para obter uma aparência artesanal, antiga e groovy. A ideia surgiu de uma determinante essencial para o cliente: criar um espaço de trabalho convidativo e simples. A paleta de cores vem da imagem da marca, que remete aos produtos da marca de Braun em meados do século passado. Para alojar mais de uma centena de postos de trabalho em pouco mais de 400 metros quadrados, manteve-se uma leitura similar à de uma máquina aberta, em uma dinâmica de trabalho centrada nas pessoas.
O eixo central é a circulação entre as áreas de trabalho que parte da recepção e do refeitório, que constituem o primeiro contato com o escritório. As salas se distribuem ao longo desta circulação que chega até a sala principal da equipe de trabalho, coração da operação. Cada um dos espaços possui conceitos simples que determinam seu caráter individual de acordo com as determinantes ergonômicas de cada tipo de trabalho. Foram usados materiais funcionais como o revestimento cerâmico, madeiro, aço e a rede de instalações aparente. As salas parecem flutuar sobre o piso, como se tivessem sido acrescentadas no final, assim como a sala de reuniões, que abriga reuniões informais, trabalhos coletivos, videoconferências e intervalos.
Level Up! Colômbia foi um desafio em termos de tempo e programação, que teve sucesso graças ao trabalho em equipe e uma excelente relação com o cliente.