Reciclagem e revitalização de um espaço público é o que caracteriza a instalação "Ballroom Luminoso". Seis lâmpadas feitas com engrenagens de bicicletas e luzes LED, trouxeram vida a um espaço sob um viaduto da rodovia I-35 em San Antonio, EUA; outrora uma verdadeira fronteira entre os bairros adjacentes.
A intervenção foi criada pelos artistas Joe O’Connell e Blessing Hancock, que apresentaram-na como uma proposta para o novo Plano de Arte Pública para a cidade que considera implementar 25 projetos culturais em pontos distintos e parques urbanos até 2017.
Antes de instalar “Ballroom Luminoso”, os criadores se preocuparam em estudar a história dos bairros em torno da rodovia, já que as obras não representam a cidade como um todo, mas focam na identidade do lugar.
Durante o estudo, descobriram no local um passado ligado à agricultura, uma herança hispânica, e que na margem do rio San Antonio existem trabalhos de reconstrução verde, fatos que os levaram a trabalhar com materiais reciclados e associados à cultura ciclista, que traz vários benefícios ao desenvolvimento da cidade, desde aspectos ambientais, de lazer, de transporte e sociais.
Pela intensidade das luzes que estão dentro das esferas, é possível iluminar todo o lugar, gerando sombras e reflexos das engrenagens sobre o concreto do viaduto. O número de cores nas lâmpadas metálicas varia e permite às pessoas se moverem tranquilas pela região.
Durante o dia, as luzes estão apagadas e dão lugar aos detalhes das engrenagens, que por si só chamam muita atenção.
“Ballroom Luminoso” criou a oportunidade de levar a arte a um público que, pela localização de suas casas, no sul de San Antonio, está longe das exposições que acontecem no centro da cidade.
Por Constanza Martínez Gaete via Plataforma Urbana. Tradução Naiane Marcon, Archdaily Brasil.