Embora finalmente não escolhido pelo júri oficial, que elegeu o projeto de HESSELL & Herzog de Meuron, esta proposta de Eduardo Velasquez, Manuel Pineda e Santiago Medina para a renovação da Flinders Street Station recebeu a maior parte de votos do público, vencendo o People’s Choice Award, premiação onde o júri popular elege a sua proposta favorita pela internet. O conceito de 'Jardim dentro da Estação' procura ativar a orla norte do rio, assim como o limite oeste do terreno, além de fortalecer a conexão com a Federation Square; a ideia era não só fazer da estação um importante nó dentro de Melbourne, mas um novo centro social e cultural para a cidade. Mais imagens e descrição do arquiteto na continuação.
Do Arquiteto. A Experiência Ferroviária será consideravelmente reforçada no projeto com a inclusão de um novo ponto de encontro - 'Concourse Ocidental' - e uma extensa cobertura que irá cobrir as plataformas. Essa cobertura será repleta de vazios que permitem que luz, ar e vegetação possam se estender para baixo, para as plataformas dos trens. O atual 'Concourse Oriental' e as plataformas de trens serão estendidos para acomodar o aumento previsto no número de passageiros. As instalações aumentadas previstas no projeto irão transformar a Flinders Street Station num excitante destino ao invés de apenas uma plataforma de transporte transitória como é atualmente.
Um dos componentes chave do projeto foi o reuso da Banana Alley. É importante que nós estamos aptos a ativar a parcela Ocidental do terreno para atrair pessoas da Queens Bridge e ao longo da Flinders Street para a proposta, além de criar uma ligação com o Esplanade Park e o Batman Park a partir da estação. O desenvolvimento na parte à oeste do terreno está na forma de uma combinação de interesses públicos e privados. A instalação de alguns equipamentos como um hotel de luxo, espaços para salas comerciais, um Parque Interativo Sustentável com praças abertas e espaços verdes e a revitalização da Banana Alley Vaults conferem uma solução balanceada e socialmente responsável para esta região.
O desenvolvimento de um parque urbano por sobre a cobertura da estação a transforma num espaço público altamente acessível e de grande usabilidade, que engloba o viajante habitual e a experiência do turista de Melbourne, além de contribuir para seu estatus de uma das cidades mais agradáveis do mundo.
O projeto de todo o terreno permite uma multiplicidade de usos que uma cidade moderna como Melbourne deve esperar de seus espaços públicos. O novo Setor Oeste, a revitalização cultural e comercial do Edifício Administrativo, a hospitalidade do Átrio no Cubo de Vidro, a transformação da cobertura da ferrovia num vibrante Parque Urbano, todos servem para ativar a Flinders Street Station, demonstrando que este projeto é mais que uma solução arquitetônica. É uma peça vital do quebra-cabeças para elevar o status de Melbourne além daquele de uma das cidades mais agradáveis do mundo para uma das melhores cidades do mundo.
Os trabalhos estruturais consistem de uma nova cobertura por sobre as plataformas ferroviárias para criar um Parque Urbano para pedestres com um bom paisagismo, o Edifício de Uso Misto elevado no limite oeste do terreno, e o Átrio no Cubo de Vidro adjacente ao Edifício Administrativo. O sistema de resistência de cargas laterais proposto para essa cobertura incorpora os 'núcleos de estabilidade' em concreto armado que continuam ao longo da estrutura da cobertura ao nível das fundações. O edifício à oeste é suportado por gravidade e cargas laterais em quatro paredes estruturais de concreto armado, localizados fora da zona dos trilhos para remover a necessidade de transferir carregamentos por sobre o alinhamento dos trilhos. As paredes perimetrais do edifício incorporam treliças em aço de três pavimentos de altura; essas suportam as plantas livres de colunas e transferem os carregamentos para esses núcleos de concreto. A estrutura do Átrio consiste de pórticos treliçados em aço que suportam uma cobertura e paredes de vidro.
O Redesenvolvimento da Flinders Street Station engloba sustentabilidade, tomando como inspiração exemplos que encontramos na natureza, como maneira de proporcionar uma comunidade urbana que é socialmente justa, culturalmente rica e ecologicamente restauradora. Essa abordagem biomimética é uma resposta crucial num mundo de recursos naturais limitados e de mundanças climáticas. Incorporamos uma série de características de projeto sustentáveis na proposta, tais como reuso e conservação da água, produção de energia in loco, tecnologia automatizada para o controle da luz e sombras, e coleta de resíduos a vácuo. Estratégias de restauro serão utilizadas nos edifíicios históricos para melhorar suas fachadas e sistemas construtivos para alcançar significativas reduções no consumo de energia. Para este projeto, optamos por aplicar o Living Building Challenge, um quadro de liderança internacional para sustentabilidade. Flinders Street Station será vanguarda em inovação sustentável que irá definir um novo padrão de excelência - transformando o terreno, a cidade e a região.
Nosso processo criativo propõe a construção de mais de dez sub-projetos individuais, que permitirão que os custos sejam adiministrados ao longo do tempo. Além disso, esse processo permite a receita gerada a partir de componentes completados seja incorporada no financiamento do projeto das etapas futuras. A proposta seria desenvolvida progressivamente de oeste à leste, iniciando com a Porção Ocidental e terminando no 'Concourse Oriental' e a reconfiguração das paradas do tram nas ruas Flinders e Swanston. É estimado que da finalização do projeto ao completo desenvolvimento das 10 fases de implantação, levaria aproximadamente 7 anos para a finalização das obras.