Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se enquadra como uma ampliação de um conjunto de edifícios que abriga uma fazendo de cavalos. A estância contava com a existência de galpões de construção muito precária no esquema típico de construção longitudinal com cobertura de duas águas, o que configurou a primeira aproximação de escala e tipologia.
Neutralidade e uma certa falta de protagonismo conferem ao edifício a possibilidade de dialogar e estabelecer uma sábia relação com o lugar, vinculando-se a uma certa experiência, própria do ofício que levantou as construções em alvenaria, à inglesa, mas dando um salto adiante graças a técnica que a tornou possível.
A escolha dos materiais, como da disposição axial do programa, busca estabelecer uma certa estabilidade na forma de coabitar dos cavalos. O programa contempla duas áreas:de boxes e veterinária - monturero.
Medidas, tamanhos, disposições e alturas combinam os padrões de circulação e deslocamento de cavalos puro-sangue. Isto determinou as alturas e a estrutura livre, além da matriz de movimentos do projeto.