-
Arquitetos: Architekten Stein Hemmes Wirtz
- Área: 339 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Linda Blatzek
Descrição enviada pela equipe de projeto. A +Energy House está localizada na comunidade de vinícolas de Kasel, no Vale Ruwer, e repete os dois andares com uma estrutura de telhado de duas águas no vilarejo. Atualmente é utilizada como um escritório, mas pode ser convertida para uma casa, quando necessário. A estrutura alongada foi construída com madeira maciça em uma laje de concreto. Todas as paredes estruturais e de partição são feitas de elementos de placas de madeira maciça, as quais permanecem não disfarçadas no interior, onde um esmalte de cor marfim aplicado às paredes e tetos revela a textura da estrutura de madeira.
Circulando a construção há uma camada de 30 a 40 cm de espessura do isolamento (paredes, teto e piso). O projeto hermético e térmico sem ligação da camada de isolamento são princípios básicos de uma casa passiva. Além disso, a casa tem um sistema de ventilação recuperador de calor, onde o ar é introduzido através de coletores no solo. Os materiais regionais são utilizados no exterior: Carvalho no volume principal e ardósia para os volumes térreos. A economia de recursos e o CO2 neutro dos materiais de construção de madeira e ardósia vêm de Ruwertal e amarram o edifício na paisagem e no ambiente rural.
As superfícies do telhado são tratadas de acordo com a bússola: a fachada norte, com elementos de cobre, toda a área ao sul com painéis fotovoltaicos integrados. Este componente adicional da casa passiva pode ser usado como +Energy House. O caráter espacial interior é determinado não só pelos materiais - madeira e ardósia - mas também através do piso plano aberto e do espaço aberto que liga os dois pisos na área de entrada.
Além disso, os espaços interiores e exteriores estão profundamente ligados. Janelas de madeira com vidros triplos na construção de vidro-sobre-esquadria criam grandes janelas sem moldura no piso térreo. No andar de cima, janelas de sacada na fachada sul chamam a atenção para a paisagem. O projeto discreto de alta qualidade da edificação não só tem as suas raízes no caráter arquitetônico da região, como também perpetua criativamente e tecnicamente no futuro.