- Área: 7 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Adrià Goula
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício de 44 apartamento destinados à habitação social, um espaço comercial e um estacionamento faz parte do programa de renovação e revitalização urbana do Centro Histórico de Manresa. O projeto especial elaborado a partir da Prefeitura de Manresa levantou uma ideia importante e ambiciosa para reviver uma área da cidade que se encontrava no limiar do abandono. Com esta intervenção, a Prefeitura conseguiu reviver este bairro criando um conjunto integrado de espaços públicos, edifícios residenciais, estabelecimentos comerciais e estacionamento público.
O projeto deste edifício de apartamentos destinados à habitação social teve como objetivo principal criar residências dignas atendendo às premissas de manutenção mínimas exigidas pela Prefeitura e respondendo à critérios de sustentabilidade e eficiência energética.
O edifício resolve o programa funcional estabelecendo um estreito diálogo com os espaços públicos do seu entorno. Aproveitando os diferentes níveis das ruas e da praça existente, o projeto estabelece uma relação direta entre o funcionamento do edifício e o entorno urbano.
Na fachada sul, o edifício dialoga com a praça que abriga uma antiga chaminé existente e uma nova passarela que comunica com o centro histórico situado numa cota superior.
A planta irregular do edifício se adapta aos limites construídos e do terreno, criando fachadas para duas ruas, para a praça existente e deixando um pátio aberto na parte posterior.
O programa dos apartamentos - todos com ventilação cruzada - se desenvolve majoritariamente em três níveis, chegando a 4 pavimentos no extremo sul. O estacionamento, concentrado em três pavimentos semi enterrados, se estende sob a praça. Aproveitando o desnível gerado entre a rua e a praça, cria-se uma fachada ventilada de placas de aço galvanizado que garante a ventilação natural do estacionamento,
Dois núcleos de aceso localizados nos extremos do edifício e um corredor irregular aberto ao pátio interno conduzem aos diferentes apartamentos.
Com o objetivo de acolher uma ampla diversidade de usuários, foram projetadas diversas tipologias de apartamentos com áreas de 45, 60,70 e 90 m². No térreo se concentram alguns espaços de instalações, um local comercial com fachada para a praça e os apartamentos duplex.
Nas fachadas leste, sul e oeste, uma galeria ao londo de todo o perímetro, delimitada por um fechamento das placas de alumínio móveis, abriga uma varanda ventilada e protegida para cada apartamento.
Este fechamento garante a proteção visual e solar das fachadas mais expostas ao sol. Trata-se de uma envoltória única, dinâmica e variável que se transforma diariamente em função das necessidades de iluminação e visual de cada usuário.
O edifício foi desenhado atendendo a critérios de sustentabilidade e ecoeficiência: ventilação cruzada em todos os apartamentos, sistemas construtivos secos para os espaços internos, painéis pré-fabricados na fachada, sistema de controle solar com painéis móveis de alumínio, além do recolhimento de águas pluviais e reciclagem de águas cinzas. Para garantir a eficiência energética do edifício foi previsto um sistema de aquecimento misto - com coletores solares e gás - que alimenta o circuito de água quente dos banheiros.