-
Arquitetos: ATELIER 30
- Área: 2430 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Constantin Meyer
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está situado nos terrenos de um antigo aeroporto militar próximo de Oberschleißheim e próximo à uma área de conservação.
O objetivo do projeto era criar um lugar para a contemplação, onde os jovens sejam capazes de se envolver num estreito diálogo para colaborar ativamente com a história da Europa, assim como forjar amizades que configurem novas perspectivas para o futuro. O conceito é dividido em três esculturas de madeira não direcionais com um centro comum que se envolve na paisagem existente.
Os distintos espaços necessário para o centro juvenil são alojados pelos quatro edifícios independentes (casa principal, casa residencial, oficinas, edifício-camping). Os edifícios estão dispostos numa sequência bem proporcionada com vias de circulação e espaços abertos. No centro desta disposição encontra-se um generoso terraço no meio das esculturas de madeira. Desde o ponto de vista dos espaços abertos, a nova criação é aberta para a paisagem mais ampla.
No centro da casa principal, um grande espaço introvertido é aberto sob uma claraboia, estruturada pela "escada dos encontros". Além de sua função de acesso aos dormitórios do primeiro pavimento, serve como centro comunicativo. Inclusive, oferece um espaço para a conversação, e serve como sala de exposições e diversos eventos que podem ser protagonizados ali.
A construção do novo edifício é composta em sua totalidade por materiais ecologicamente consciente que foram escolhidos de acordo com os aspectos da conservação de recursos e resíduos, assim como a prevenção das emissões. O edifício de serviços de energia e o conceito são baseados nos objetivos formulados pelo Distrito de Munique, no "Energievision des Landkreises München". A energia necessária é fornecida mediante o uso de um número especial de fontes de energia sustentáveis e renováveis.