- Área: 63 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em uma das galerias comerciais mais importantes do Bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre, a El té – Casa de chás tem como foco a venda dos chás e tudo que envolve o produto.
O conceito do projeto nasce a partir da imersão no universo dos chás. Todas as suas cores, texturas e aromas são o ponto de partida para a criação deste ambiente. A madeira foi eleita como materialidade principal do projeto, funcionando como uma base neutra onde o colorido das ervas é o destaque.
Em função de a vitrine estar visualmente obstruída pela empena da loja ao lado e encontrar-se longe do passeio; a loja necessitava um atrativo visual que despertasse o interesse de quem por ali passasse. Sendo assim, buscou-se a sinergia entre o elemento de comunicação visual e a arquitetura.
A partir da representação gráfica das palavras El TÉ, escolhidas como nome da loja, desenvolveu-se um pictograma de identificação da casa de chás que é tanto a comunicação visual, como o mobiliário – este extravasa a escala de um letreiro usual compondo a fachada e o ambiente interno.
Na face do “TÉ”, voltada para a rua, foi executado um “backligth” que funciona como uma lanterna urbana, uma instigante surpresa para quem passa pela loja a noite. A profundidade da letra “E” na fachada extrapola o limite externo, penetrando no interior da loja e atua como elemento principal do projeto. Este elemento/mobiliário único abriga o mostruário dos chás, balcão de atendimento, balcão de preparação das infusões e caixa.
As amostras das 30 variações de chás estão dispostas em pequenas gavetas a disposição do cliente para que possa sentir o aroma do produto antes de decidir-se pela compra. As variações são indicadas por diferentes cores abaixo de cada gaveta, o que facilita a identificação de cada chá pelos clientes e cria uma sequência colorida.