Os membros do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) aprovaram recentemente o artigo do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) que prevê a construção de uma garagem subterrânea para 10 mil veículos no gramado central da Esplanada dos Ministérios. Essa possibilidade havia sido vetada pelo grupo de técnicos e especialistas, formado pela Câmara Legislativa para revisar o PPCub, mas acabou aprovada na votação de semana passada.
O grupo de trabalho continha integrantes do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHGDF), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Sedhab, do IAB-DF e da UnB, entretanto, os técnicos deixam a votação por não concordarem com a metodologia de análise do PPCub.
O projeto foi anunciado pelo governador em janeiro do ano passado e previa um estacionamento subterrâneo com 10 mil vagas na Esplanada dos Ministérios. A construção seria erguida a partir de uma parceria público privada (PPP), em conjunto com a Câmara dos Deputados e o Senado.
Segundo o governador do Distrito Federal, o estacionamento servirá à cidade, mas principalmente à Câmara dos Deputados e ao Senado. Por se tratar de uma PPP, a entrada no estacionamento seria cobrada, entretanto, devido às polêmicas acerca de sua aprovação, o controverso projeto encontrava-se estagnado até semana passada, antes de sua construção ser, finalmente, aprovada pela Conplan.