Projetando uma escola de arquitetura depois de 20 anos de ensino para muitos deve ser uma tarefa fácil. Ainda assim, projetar um edifício habitado por arquitetos e estudantes de arquitetura é um pesadelo.
É a sensação de ser confrontado por centenas de críticos dia após dia, mesmo após que o edifício tenha sido construído: uma paródia dos piores sonhos se tornando realidade…
A única resposta a esta questão colocada pela introdução do concurso para a extensão da escola de arquitetura em Lille foi encontrar uma maneira de comentar através da arquitetura sobre a gama de questionamentos que confrontam nossa disciplina atualmente.
Qual é o papel da estrutura em arquitetura? Onde a estrutura começa e a arquitetura acaba e vice-versa? Que atitude devemos adotar no que diz respeito à questão de superfície, de fachada?
Que posição devemos tomar na questão dos detalhes quando o orçamento do cliente dificilmente permite a construção?
Como a arquitetura pode responder às especificidades de um programa pedagógico, e deveria mesmo?
Como a arquitetura de uma escola pode inspirar seus alunos durante os cinco anos que eles passam lá? Continuamos questionando!
- Cliente: Direction Régionale des Affaires Culturelles, Nord-Pas-de-Calais
- Custo: 3 milhões de euros
- Texto: por Nasrine Seraji