O terreno para a Biblioteca Municipal de Stuttgart foi escolhido em Mailänder Platz, uma área que é entendida como um futuro centro urbano que crescerá a partir do local da biblioteca. Com isto em mente, os arquitetos escolheram expressar fisicamente a importância deste centro cultural dotando o edifício de uma grande presença física. O edifício toma a forma de um cubo com comprimento de aresta de 45 metros.
É construído em um concreto aparente cinza claro que visualmente enquadra uma matriz de 9 x 9 de tijolos de vidro fosco. O envelope é projetado como uma fachada dupla que inclui o nível de tijolo de vidro e uma camada interna de montante/travessa como um envelope térmico para a construção.
A forma e a simetria da entrada do edifício foram inspiradas no “Cenotáfio de Newton” de Étienne Boullé, já o coração e o núcleo da biblioteca seguem o design de um antigo panteão.
Protegido por uma segunda fachada, o ambiente em forma de cubo é situado no centro do edifício e iluminado por uma abertura zenital central. No centro está uma fonte de 1m² que amarra o espaço como uma área de meditação.
A sala de galeria é um espaço de cinco pavimentos, de forma quadrada e cercada por prateleiras de livros. A circulação interna é organizada em uma espiral entre as áreas das galerias de leitura, projetada para serem passeios fluídos inundados de luz através da cobertura de vidro.
O fórum, uma terceira sala central, está localizado abaixo do coração da biblioteca. Este é um espaço de eventos que está em proximidade com a linha ferroviária que atravessa o primeiro e segundo pisos do subsolo.