Wolfgang Tschapeller conquistou o primeiro lugar do concurso para o desenho da nova extensão da Universidade de Artes Aplicadas em Viena. A remoção das escadas e elevadores demonstra uma estrutura serial pura.
Restando, somente, as colunas e placas que permitem diversas leituras funcionais. O amplo corredor não é apenas um meio de circulação, é a plataforma onde os membros e conhecimentos de 17 diferentes áreas de estudo se encontram. Criando, assim, um mercado informal para a troca de ideias.
Entre o primeiro e terceiro distrito de Viena em Ringstrasse, existem alguns edifícios de diferentes autores e períodos. Os quais, alguns, pertencem à Universidade de Artes Aplicadas. Originalmente, a intenção urbana para este grupo de edifícios segue uma ideia muito fina, sutil e precisa. Apesar de ser parte de um bloco, ou do pé de um bloco, sempre foram pensados de maneira que fossem mantidas suas independências e autonomias, permitindo a visibilidade do espaço entre eles.
O edificio “vínculo” por Schwanzer / Wörle foi um passo decisivo. Pois este apresentava um contraponto quanto à intenção original do projeto, de uma agrupação urbana solta e aberta dos edifícios de um bloco, de modo que ia contra o caráter do próprio desenho.
As construções são objetos autônomos em essência, dispostos em uma distância crítica e produtiva entre si. Tal leitura é traçada pelo projeto. Consequentemente, as medidas propostas são: Demolição do edifício de ligação, a reconstrução das partes da Ferstel Bau e de Schwanzer-Wörle Bau que foram destruídas pela inserção do edifício “vínculo”, ativação das áreas que foram iluminadas.
Informação Complementar:
- Especialistas: Werkraum Wien, Tragwerk; Planungsgruppe Grünpichler GmbH, TGA; Dr. Jochen Käferhaus, Energie + Klimadesign; Brandrat, Brandschutz; Klaus Pokorny, Lichtplanung; ISOCHROM, Armin Hess, Renderings